Facebook apresenta nova opção com emoticons
Poder fazer com que fiquemos mais dispostos a expressar o que sentimos. Ou poderá expressar os nossos modos complexos e de vida. O Facebook atualizou a caixa de status: começou a oferecer a opção de “compartilhar como você está se sentindo ou o que você está fazendo” através de um menu de emoticons e mídia. Estamos a entrar em uma era cada vez mais estruturada de comunicação. O Facebook apresenta o teste de uma nova opção de compartilhamento em janeiro. Agora já estão a lançar a opção para uma larga audiência. Para muitos, este extra é bastante similar ao antigo Myspace – uma das principais alternativas ao Facebook no passado -, onde havia também uma opção de compartilhamento.
Facebook apresenta emoticons no post
Uma vez que esta opção estiver ativa no seu Facebook, seja no computador ou num dispositivo móvel, o usuário pode ver um ícone com uma smile, entre as opções de fotografia e privacidade. Este ícone permite que o usuário compartilhe o que está a sentir, ler, ouvir, ou até beber e comer. Cada um deles, tem outro menu com emoticons, mídia e outros. O usuário pode assim adicionar uma descrição extra se quiser. Quando compartilhar o post você terá por exemplo: “está a sentir-se confortável” com um emoticon, ou “a ver Game Of Thrones” com uma imagem e um link no final da sua descrição para o conteúdo.
O Facebook apresenta que “detalhes que acrescente ao post vão aparecer também na sua página e noutros locais do Facebook”. Isto significa que, esta opção pode ser utilizada para recomendar páginas.
O que há de tão fascinante nisto é que em anúncios simples, como os da Kleenex quando estamos tristes ou quando entornamos café, esta opção torna-os mais apelativos e consegue, de fato, influenciar rankings e resultados de pesquisa. Nós, enquanto seres sociais, falamos muito sobre o que estamos a fazer. A música que estamos a ouvir, a TV que mostra o que estamos assistindo, e até os locais por onde passamos. Esta opção vem facilitar o compartilhamento e proporcionar uma melhor entrada para viver certos momentos com os nossos amigos.
Em vez de pesquisar na net por The Killers, por exemplo, posso adicioná-lo no meu menu e os meus amigos, podem ver, através de mim, o perfil de Facebook da banda e ouvir automaticamente alguns trechos deles. Não tenho de pesquisar sequer por um link no Youtube e fazer aquele trabalho chato de copiar e colar na minha caixa de compartilhamento. Partilho o que eu quero, utilizando apenas o Facebook.
Depois, claro que há o outro lado da moeda. Emoções, partilhar o que sentimos. Para alguns isto soa bem e bastante simples, com nada para dar errado. Pontos de exclamação, pontos, linguagem colorida e emoticons. Partilhas sobre o nosso humor pode ser bastante divertio, porém para outros, dizer como nos sentimos é difícil. Podemos temer que alguém nos trace o perfil errado e que percamos alguns pontos na tradução do status e esta ideia não é descabida de todo. Porém, esta opção, também faz com que certas pessoas sejam mais abertas do que normalmente são e é esse o objetivo do Facebook.
Atualização: emoticons já são de praxe em todas as mídias sociais
Antes uma novidade, agora os emoticons e emojis já são de praxe. Você pode usá-los no Facebook e até nas Stories do Instagram. Eles podem ser usados junto às enquetes do Instagram e são uma boa adição às suas ideias de post nas mídias sociais. Curioso como, antigamente, ter emojis era algo considerado fora do comum e uma grande novidade, não é mesmo? Nos dias atuais, o Facebook apresenta novas formas de conteúdo, como o Facebook Watch, entre outros.