Google Play possibilita período de testes na compra de aplicativos
A cada dia que passa a quantidade de aplicativos, jogos e conteúdos cresce a olhos vistos no Google Play. Como usuários Android é sempre bom ter acesso a uma variadíssima quantidade de aplicações, que nos permitem dar o uso desejado ao nosso smartphone, através desta plataforma centralizada. No reverso da medalha, temos os desenvolvedores, que têm nesta plataforma a oportunidade de proporcionar ao mundo um conjunto de recursos vistos como uma oportunidade de satisfazer uma necessidade. E quantas vezes, já os leitores e tal como eu usuários, pensaram duas e três vezes antes de comprar uma aplicação ou subscrição de um conteúdo antes de o fazer na verdade ou simplesmente desistirão por achar que provavelmente não irá responder às expectativas. Nada melhor que experimentar e decidir, certo?
Também é certo que o Google já possui uma boa politica de reembolso, sendo possível a restituição dentro de um período de 15 minutos após a compra, em caso de não estar satisfeito com o aplicativo.No entanto e segundo informações publicadas pela Android Developer Team, os desenvolvedores irão passar a poder oferecer (opcional) um período de testes igual ou superior a 7 dias, para que os usuário possam explorar todas as capacidades do aplicativo e assim decidir se vale ou não a pena o investimento. Caso se pretenda o reembolso basta cancelar a compra na Google Play Store em “Os meus aplicativos”, cancelando o aplicativo em causa.
É de referir que se quisermos instalar um aplicativo pago, com período de testes activo, seremos à mesma obrigados a indicar uma forma de pagamento, no entanto o Google Play apenas regista um movimento de R$0,00 no momento da compra. No final do período de testes caso não tenha existido um cancelamento, será cobrado o valor do aplicativo.
Considerando a forma simples como a Google disponibilizou esta opção para os desenvolvedores e também os potencias benefícios oferecidos aos usuários, esperamos ver um montão de aplicativos suportando o período de testes. A única coisa que pensamos que possa mudar será a redução do período mínimo, pois para alguns desenvolvedores (exemplo de subscrições mensais de conteúdo ) não deverá ser confortável oferecer de bandeja uma semana inteira de trabalho.