3 Aplicativos para monitorar as mensagens dos filhos
Com o uso crescente de smartphones e o fácil acesso à internet, pais se preocupam com com quem seus filhos conversam em aplicativos de mensagens. Proteger a privacidade das crianças pode ser difícil, mas há aplicativos de controle parental gratuitos disponíveis para ajudar, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil escolher um aplicativo para monitorar as mensagens dos filhos.
Nesse sentido, uma das formas de manter a segurança de seu filho é utilizando esse tipo de software. Um dos apps mais conhecidos para isso é o Qustodio. Ele permite aos pais monitorar a atividade de seus filhos em dispositivos eletrônicos. O mSpy também tem muita popularidade, pois possibilita o monitoramento em tempo real dos aparelhos que ele foi instalado.
Os aplicativos para monitorar mensagens dos filhos permitem que os pais vejam com quem eles estão conversando, o que estão falando e em que horários. Além disso, podem alertar os responsáveis quando palavras-chave específicas são usadas em uma conversa. Como resultado, os responsáveis conseguem ficar alertas em momentos de perigo.
Qual o melhor app para monitorar celular dos filhos?
Embora o uso de smartphones seja muito útil para manter contato com a família e amigos, acessar informações e até mesmo auxiliar em tarefas escolares, também representam um risco potencial para a segurança das crianças e adolescentes.
Por isso é natural que você busque aplicativos para monitorar as mensagens dos filhos. No entanto, escolher o melhor app para monitorar celular dos filhos pode ser uma tarefa desafiadora, já que existem diversas opções no mercado.
É importante considerar aspectos como a segurança dos dados, a compatibilidade com o sistema operacional do aparelho, as funcionalidades oferecidas e o custo do serviço. Por isso, vamos te apresentar as melhores opções presentes nesse mercado para que você possa ver qual se encaixa melhor com suas necessidades.
1. mSpy
Dentre os aplicativos para monitorar mensagens dos filhos podemos destacar o mSpy. O app oferece vários recursos, como rastreamento de mensagens de texto, monitoramento de chamadas telefônicas, acesso ao histórico de navegação na internet e localização em tempo real do dispositivo.
Além disso, o mSpy te oferece uma grande tranquilidade ao conseguir monitorar cada tecla e toque de seu filho no smartphone. Você pode até mesmo ler mensagens deletadas com o aplicativo e ainda ver fotos enviadas e recebidas.
Vantagens
- Segurança e privacidade: com o intuito de deixar as informações privadas, o mSpy utiliza criptografia bancária para transmitir as mesmas. Sendo assim, só você pode vê-las.
- Funcionalidades adicionais: apesar de o seu foco ser aplicativos para monitorar mensagens do filho, com o mSpy você consegue um plus com recursos que te dão acesso à agenda de contatos e visualização de fotos e vídeos armazenados no dispositivo.
Desvantagens
- Testes: o mSpy não oferece um tempo de testes. Sendo assim, você precisa pagar para testar o app antes de saber se ele será o ideal para você.
- Planos: um plano de assinatura cobre apenas um dispositivo. Você precisará adquirir duas assinaturas se quiser monitorar dois ou mais dispositivos. Sem dúvida, um problema para os responsáveis que desejam ter acesso a mais de um dispositivo de seu filho.
Saiba Mais: Controle parental no Google Play: como usar?
2. Eyezy
Eyezy é um aplicativo de controle parental que permite que os pais monitorem as mensagens de texto e chamadas de seus filhos. Para que possam se certificar de que eles estão se comunicando com pessoas seguras e apropriadas, você consegue ter acesso ao que está sendo digitado em apps populares de redes sociais como WhatsApp, Snapchat, Skype, Instagram e Facebook.
Além disso, os responsáveis podem definir regras e limites personalizados para as crianças e adolescentes e rastrear a localização de seus filhos em tempo real. No último caso, é possível até definir zonas de segurança para que você possa ser alertado quando seus filhos saem ou chegam em locais específicos.
Vantagens
- Utiliza inteligência artificial: para que você não tenha que monitorar constantemente o Eyezy possui uma IA que te manda alertas caso haja algo suspeito com a atividade de seu filho em dispositivos eletrônicos. Se ele estiver falando, conversando ou buscando algo controverso ou inapropriado, o Eyezy avisa você.
- Calendário: o aplicativo permite que você veja o calendário social de seu filho e saiba o que ele está fazendo e as pessoas envolvidas em uma atividade. Dessa forma, te oferece uma maneira fácil de impedir que ele participe de coisas que você não aprova.
Desvantagens
- Filtragem de conteúdos: embora seja uma dos melhores aplicativos para monitorar mensagens do filho, o Eyezy não consegue a mesma excelência quando se trata de bloquear sites e aplicativos específicos. O aplicativo precisa evoluir para que conteúdos inapropriados não consigam escapar do filtro.
- Sincronização de dados: o Eyezy possui uma sincronização de informações lenta. Isso pode causar frustração e impactar negativamente a eficiência de quem precisa monitorar as mensagens de seu filho.
3. Qustodio
Encerrando a relação de aplicativos para monitorar mensagens dos filhos vamos falar sobre o Qustodio. Ao utilizar esse app você consegue saber com quem a criança ou adolescente está conversando e o escopo da conversa. Ao saber desse conteúdo, você pode bloquear contatos inapropriados direto do Qustodio.
O software também oferece recursos que possibilita o bloqueio de conteúdo inadequado, controle de tempo de uso de aplicativos e dispositivos, rastreamento de localização e monitoramento de redes sociais. Além disso, ele permite que os pais estabeleçam limites de tempo para seus filhos passarem na internet e até mesmo bloqueiem o acesso à rede em horários específicos.
Vantagens
- Alertas: o Qustodio possui recursos de alerta de atividade suspeita e notificações em tempo real. Dessa forma, é possível saber imediatamente se seus filhos estão acessando conteúdo inadequado ou se envolvendo em comportamentos perigosos online.
- Planos: o Qustodio é o aplicativo de melhor custo benefício de nossa lista, pois além de ter os preços mais baixos, possibilita que mais de um dispositivo seja monitorado.
Desvantagens
- Botão de pânico: essa funcionalidade foi desenvolvida para fornecer um meio para as crianças enviarem um alerta direta e rapidamente de seus telefones para contatos de emergência. Embora o Qustodio possa ser baixado tanto em Android como em iOS, essa função não está disponível para as pessoas que possuem dispositivos da Apple. Se você quiser conhecer outros apps que ajudam a proteger a segurança do seu filho em dispositivos iOS, clique aqui.
- Desempenho: o software pode tornar os dispositivos mais lentos ou causar problemas de conectividade. Assim sendo, caso o aparelho de seu filho tenha recursos limitados, pode ser um problema para atividades do dia a dia.
Para uma leitura mais aprofundada sobre esse app, veja esse artigo: Qustodio – Conheça esse app de controle parental!
Aplicativos para monitorar mensagens do filho: o lado ruim
Agora que você já conhece os melhores apps dessa área, vamos destacar uma coisa muito importante. Nenhum aplicativo substitui a supervisão e o diálogo constantes entre pais e filhos. Converse sempre com a criança e/ou adolescente sobre os perigos de conversar com um estranho na internet e mostre que você está disponível para o que ela precisar, principalmente em momentos que se sentir acuada.
O monitoramento excessivo pode prejudicar a confiança e privacidade do filho, e pode até mesmo levar a uma diminuição da comunicação aberta entre vocês. Por isso, busque estabelecer limites claros para que a sua relação com seu filho seja preservada de maneira saudável.