Como confirmar a criptografia do WhatsApp
Recentemente, o Whatsapp finalmente ficou mais seguro com uma atualização que implementou criptografia das conversas e mensagens trocadas entre usuários. Isso basicamente aumenta o nível de segurança e privacidade dos usuários, já que impede que outras pessoas consigam ter acesso ao conteúdo da sua conta, sejam mensagens escritas, fotos, áudio, vídeo, ligações ou arquivos variados. O que a maioria dos usuários talvez não saiba, é que cada chat (individual ou por grupo) possui um próprio código de segurança que permite confirmar a criptografia do WhatsApp.
Para saber como fazer isso, é só seguir nossas dicas abaixo e veja também como instalar e usar o WhatsApp Desktop!
Leia também: Como saber se você foi bloqueado no Whatsapp
Confirmando a criptografia do WhatsApp
Para começar, abra o aplicativo em seu smartphone e selecione uma conversa que deseja verificar. Você saberá que a criptografia do WhatsApp já foi implementada no app se encontrar a mensagem avisando que a conversa e as chamadas estão “protegidas com criptografia de ponta a ponta”.
Se a mensagem não aparecer, é provável que seu WhatsApp ainda não esteja atualizado na última versão. Você mesmo pode realizar a atualização ao procurar o app na Play Store se for o caso. De qualquer forma, basta clicar no nome do contato ou grupo para prosseguir.
Uma nova janela se abrirá com algumas informações do perfil do contato que você selecionou. Entre elas, basta clicar na opção “Criptografia”.
Isso fará um código QR e alguns números aparecerem. No caso, é necessário saber se números são os mesmos para o seu contato, então peça para que ele faça o mesmo procedimento e te mostre.
Se preferir um método mais simples do que comparar tanto números, peça que seu amigo mostre essa mesma tela para você e use o seu smartphone para clicar em “Escanear código”. Em seguida, aponte a câmera do seu celular para o código QR mostrado por seu amigo (seja pessoalmente ou através de um print da tela dele). Isso poderá confirmar em poucos segundos que a criptografia do WhatsApp está realmente funcionando perfeitamente.
Esse processo é opcional, mas é uma boa garantia de que suas mensagens estão realmente seguras e que não poderão ser acessadas por mais ninguém. Você pode realizar este mesmo método com qualquer outra conversa que tenha no aplicativo.
- 8 melhores apps de widgets de Android
- Como enviar GIFs no WhatsApp pelo Android
- 9 dicas para liberar espaço no Android
Gostou das dicas?
Conseguiu aproveitar essas dicas para verificar e confirmar que a criptografia do WhatsApp está realmente funcionando em suas conversas? Não esqueça de deixar um comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se você ficou com alguma dúvida.