10 dicas para não ter suas senhas hackeadas ou sequestradas
Hoje em dia precisamos de senhas para acessar praticamente tudo. Sejam nossos perfis em redes sociais, contas bancárias e até mesmo para jogos online. Nós sabemos muito bem o que pode acontecer se pessoas indesejadas adquirem acesso as estas contas. Se você está procurando formas de protege-las, veja nossas 10 dicas para não ter suas senhas hackeadas e aprenda o que pode ser feito para evitar ao máximo que isso aconteça.
Leia também: 7 formas que o seu celular está violando sua privacidade
1. Use caracteres especiais
Quando se trata de senhas, devemos usar qualquer coisa que pudermos para dificultar outras pessoas ou até mesmo programas a descobrir quais são. Uma das melhores formas de fazer isso é incluir caracteres especiais em suas senhas.
Caso queira criar uma senha como “senhapadrao”, considere deixá-la assim: “senh@padra0!”. Números e caracteres especiais ajudam na complexidade e segurança de sua senha.
2. Tamanho importa
O tamanho de sua senha é importante, programas que encontram senhas tentam diversas combinações diferentes até descobrir qual é a sua. Ou seja, quanto maior a senha, mais trabalho para hackers. Procure algo entre 8 e 11 caracteres, mas evite passar disso.
Leia também: 8 Aplicativos para descobrir a senha do Wi-fi no Android
3. Cuidado ao salvar senhas
Sabe quando entramos em nossa conta em sites ou programas recebemos perguntas se queremos salvar a conta e senha ou ser lembrado? Tome cuidado ao escolher estas opções, principalmente em smartphones.
Se você salvar o acesso ao Facebook em seu celular e ele for roubado, os assaltantes poderão acessar sua conta sem nem mesmo precisar digitar a senha para entrar. Lembre-se de deslogar de aplicativos depois de usá-los.
4. Não compartilhe senhas
Parece óbvio, mas esta é uma das melhores dicas para não ter suas senhas hackeadas. Mesmo que essas amigos e familiares sejam confiáveis, hackers podem rastrear as mensagens enviadas dependendo do meio utilizado e descobrir sua senha facilmente. Caso precise realmente compartilhar senhas, procure fazer isso pessoalmente, ou pelo menos apague as mensagens posteriormente.
5. Cuidado com sites suspeitos
Sites suspeitos, principalmente aqueles que não possuem protocolo HTTPS podem enganar usuários e roubar senhas de acesso endereços de e-mail. Fique sempre atento às paginas que está visitando e certifique-se que são genuínas.
6. Proteja sua rede wi-fi
Proteger sua rede wi-fi e evitar redes públicas são excelentes formas de evitar acessos indevidos aos seus dados. Para fazer isso normalmente basta criar uma senha de acesso, lembre-se de usar as dicas acima! Caso você compartilhe a senha com muitos amigos e familiares, considere mudá-la periodicamente. Veja outras dicas para proteger sua rede de Wi-Fi.
7. Use senhas diferentes
A única coisa pior que ter uma conta hackeada é ter várias contas hackeadas. Isso acontece qual usamos a mesma senha em diferentes páginas, por exemplo para o nosso Facebook, Twitter, Instagram, etc. Normalmente o e-mail utilizado também é o mesmo, portanto usar senhas diferentes é a melhor forma de evitar esta situação.
8. Crie senhas difíceis
Evite fazer senhas simples que constem por exemplo apenas o nome de seu bichinho de estimação, data de aniversário sua ou de familiares, etc. Procure senhas que são relevantes para você, mas que outras pessoas não possam descobrir facilmente.
Pode parecer uma óbvio, mas é uma das melhores dicas para não ter suas senhas hackeadas. O número de pessoas que utilizam senhas como “senha123” ou “123123” é maior do que você imagina.
9. Cuidado com programas suspeitos
Evite baixar e instalar qualquer programa suspeito em seu computador ou smartphone. Alguns vírus e programas são capazes de rodar em segundo plano e captar entradas de seus dispositivos, como tudo que está sendo digitado em seu teclado ou tudo que passa na tela de seu celular.
10. Utilize o modo anônimo no navegador
Quando precisar acessar qualquer conta em um computador público, sempre utilize o modo anônimo. Ele garante que qualquer dado de acesso não será gravado no computador, exceto em casos de computadores infectados. No geral, o ideal é evitar acessar contas, principalmente bancárias, em dispositivos públicos.
Armazenar senhas
Uma dica alternativa que pode ser utilizada com nossa sugestão de usar várias senhas diferentes é a utilização de apps para o armazenamento dessas senhas. Desta forma, você não precisa se preocupar em lembrar de todas elas. Há muitos apps que oferecem esse serviço e a nossa indicação é que utilize o NordPass.
O serviço serve como um cofre para suas senhas. Armazanedo em um servidor criptografado na nuvem, você pode usá-lo tanto no computador quanto em smartphones. Além disso, ao mantê-lo ativado, é possível inserir suas informações de login e senha automaticamente em qualquer serviço.
Outras funcionalidades incluem um gerador de senhas fortes e a possibilidade de organizar seus acessos em diversas categorias personalizadas.
Para saber mais sobre o NordPass, acesse já o link e se cadastre agora!
- Dashlane: O Dashlane é um dos apps para gerenciar senhas no computador e dispositivos mobile. Ele permite que você armazene suas senhas e qualquer outro tipo de dado que considerar importante. O bom é que ele tem suporte para dispositivos que tenham sensores de impressão digital, algo que não se encontra em todos os aplicativos desse tipo. Você pode baixar o aplicativo através deste link.
- KeePass: O KeePass é outra opção bem interessante e que você pode usar diretamente em seu computador. Como ele não requer instalação, é possível levar o software em um pendrive e utilizá-lo em qualquer PC ou arquivo. Fora isso, ele é bem simples de usar e ainda conta com um recurso de gerar senhas para quando você precisar fazer login em um site desconhecido. Clique aqui para baixá-lo.
- 1Password: O 1Password funciona de forma bem parecida com o LastPass. Você pode usá-lo para salvar e gerenciar todas as suas senhas e outras informações privadas. Isso significa que você também pode armazenar o número de seus cartões de crédito, seus detalhes bancários e outros dados importantes. Você pode conferir por si próprio ao baixá-lo neste link.
Encontre também no AppTuts:
- 30 melhores apps de segurança para iPhone e Android
- Como mudar a senha do Instagram no Android e iPhone
- 20 melhores aplicativos de segurança para iPhone e Android
O que achou da nossa lista de dicas para não ter suas senhas hackeadas?
Mude agora mesmo suas senhas de acesso caso elas não sigam alguns dos padrões citados na lista. Já teve sua senha roubada alguma vez? Conta pra gente nos comentários!