É cada vez mais comum que as pessoas documentem quase todos os momentos de suas vidas de alguma forma, seja com fotos, vídeos, arquivos de áudio, postagens em redes sociais, etc. Dentro de todos estes formatos, o vídeo é o que mais tem crescido entre os usuários Android. Mas, infelizmente, nem sempre os vídeos ficam como gostaríamos.
Felizmente, é bem fácil de resolver esses probleminhas para começar a gravar vídeos realmente incríveis no seu Android. Por isso, nós listamos algumas das melhores dicas sobre o assunto para te ajudar. Confira!
Leia também: 8 dicas para tirar fotos incríveis com seu smartphone Android
Sempre que estiver prestes a gravar um vídeo com seu dispositivo, basta passar um paninho (pode ser da sua camiseta mesmo se não tiver nada por perto) de forma suave na lente para limpá-la. Isso já garantirá um bom começo para sua gravação.
Você já deve ter visto diversos vídeos caseiros que tem um som bem irregular ou que até mesmo fica falhando sem um bom motivo. Isso acontece porque quase nunca prestamos atenção no microfone que está gravando todo o áudio ao redor.
Como você deve imaginar, o microfone sempre fica na parte de baixo do dispositivo, então tenha mais cuidado quando for manusear o smartphone durante a gravação. Qualquer toque leve no microfone pode tapá-lo ou causar um efeito sonoro desagradável no seu vídeo.
Usar as duas mãos na hora de gravar pode não ser algo prático em todas as situações, mas é a melhor maneira de garantir estabilidade no seu vídeos. Assim, você não vai ter a infelicidade de ver que aquele momento tão legal da sua vida está completamente tremido no vídeo.
Esta também é uma ótima maneira de controlar melhor o movimento da câmera e de garantir um ângulo bonito durante toda a gravação.
Dica de artigo: 10 editores de vídeo grátis para Android
Na horizontal, você consegue capturar mais elementos, pessoas e uma parte maior do cenário, além do vídeo ficar automaticamente otimizado para ser visto em qualquer tela, seja no PC, no tablet, na TV, etc.
Essa é uma dica muito boa e na qual muita gente não pensa na hora de gravar seus vídeos. Sempre que for começar a gravar, dê uma olhada geral no cenário à sua volta e preste atenção onde tem mais luz e onde tem mais sombras. Se o contraste entre esses dois elementos for muito grande, a câmera do seu dispositivo não vai conseguir balancear as coisas muito bem.
Isso vai resultar num vídeo com visual bem estranho, com luzes muito fortes de um lado e sombras desnecessárias em todo o lugar. A menos que esteja tentando fazer um vídeo experimental de terror, é melhor evitar ambientes assim.
Hoje em dia, até os smartphones mais básicos do mercado trazem câmeras que gravam vídeos em HD, o que é muito legal para os usuários, mas não tanto para a memória interna do seu dispositivo. Dizemos isso porque quanto maior a qualidade do seu vídeo, mais espaço ele vai ocupar no armazenamento.
E acredite, a pior coisa que pode acontecer por causa disso é seu vídeo ser interrompido sozinho porque não há mais espaço disponível. Por isso, sempre que souber que vai gravar algo, verifique se há espaço sobrando, mesmo que seja necessário transferir arquivos para um serviço de armazenamento na nuvem ou para o PC.
Outra dica primordial na hora de gravar vídeos com smartphones e tablets: nunca use o zoom, a menos que você realmente não se importe com a qualidade visual do vídeo. Dizemos isso porque o zoom digital desses dispositivos não é nada como o zoom verdadeiro e só estica a imagem ao máximo que der.
Em uma câmera normal e apropriada para vídeos ou fotos, é possível ver a lente fisicamente se esticando para se aproximar mais da imagem, por exemplo. Este zoom digital que temos nos smartphones vai distorcer seu vídeo, deixá-lo borrado e não vai ajudar ninguém a ver algo mais de perto com eficiência.
Por melhor que seja, a câmera de um smartphone ou tablet não faz milagres e os movimentos bruscos que você faz durante uma gravação só resultam em uma imagem borrada e tremida. O problema é que essas câmeras não conseguem acompanhar movimentos muito rápidos, afinal, nem foram projetadas para isso.
Por isso, tente ter movimentos mais suaves e fluídos ao segurar seu dispositivo duranta a gravação de um vídeo. Se tiver que movimentá-la para outras direções, procure fazer isso de forma devagar (não precisa exagerar, é só fazer um movimento natural) e delicada. Assim, o resultado final ficará bem equilibrado e bonito.
O princípio desta dica é parecido com a dica sobre a falta de armazenamento, afinal, os vídeos em HD também exigem mais do seu dispositivo e drenam sua bateria bem rápido. Isso também pode fazer seu vídeo ser interrompido do nada, seja para o aparelho te avisar que a bateria está acabando ou porque o dispositivo se desligou sozinho.
Se for gravar vários vídeos curtos ou um bem longo, basta ter entre 80% e 70% de bateria sobrando para ter certeza de que não haverá problemas.
Isso depende e varia muito, então o melhor é sempre experimentar. Ao combinar isso com nossas outras dicas, é certo que conseguirá vídeos realmente bonitos e bem gravados!
E aí, conseguiu aproveitar bem essas dicas para gravar vídeos realmente incríveis no seu dispositivo Android? Conheça também alguns apps para aplicar efeitos como o time-lapse e dar um efeito bacana em seu conteúdo.
Não esqueça: deixe um comentário nos dizendo o que mais te ajudou ou se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto!
Em um mundo cada vez mais digitalizado, a cibersegurança na gestão de pessoal tornou-se uma… Read More
Klondike: O Clássico Klondike é a versão mais tradicional e conhecida do Solitário, frequentemente encontrada… Read More
O PDF é um formato de arquivo que inclui textos, imagens, hiperlinks e outros elementos… Read More
Se você está em busca de uma maneira de simplificar o seu trabalho e impulsionar… Read More
Saber qual é o melhor editor de vídeos e fotos online para Mac é um… Read More
Existem várias razões pelas quais se procura como ganhar dinheiro em Portugal, seja para planear… Read More