6 diferenças entre o Moto G4 e o G4 Plus
Parece que não é só a Apple que viu as vantagens de se lançar duas versões diferentes de um mesmo modelo de smartphone no mercado. Recentemente, a Lenovo (nova dona das marcas da Motorola) lançou o Moto G4 e o Moto G4 Plus – com toda uma gama de aplicativos para ambos -, com a intenção de atrair consumidores com necessidades diferentes. É claro que pode ser difícil saber o que os dois têm de diferente, então nós preparamos uma lista bem caprichada para te deixar ainda mais informado. Saiba mais sobre o Moto G4 e o G4 Plus logo abaixo!
Leia também: Como esconder aplicativos no Android
1. Sensor de impressão digital
Já começamos nossa lista com a maior diferença entre os dois aparelhos: a presença do sensor de impressão digital no G4 Plus e a ausência dele no G4 normal. Apesar de muitos smartphones ainda não terem esse recurso, ele está se mostrando cada vez mais útil em garantir a segurança de quem o usa.
Se vocês preocupa bastante com isso e prefere ter mais privacidade e tranquilidade, recomendamos que escolha o G4 Plus. Caso isso não importe tanto assim para você ou não ache que não vale o preço, o G4 normal ainda deve se sair muito bem com as medidas de segurança antigas do Android. Um aspecto a se considerar é que diversos aplicativos e recursos estão começando a implementar a opção de impressão digital. Tudo para garantir mais segurança e privacidade ao usuário mesmo que seu celular seja desbloqueado de alguma maneira.
Isso significa que até seus apps de mensagem podem começar a ser bloqueados com impressão digital, não permitindo que amigos ou familiares curiosos vejam suas conversas, por exemplo. Caso isso seja um atrativo para você, acaba valendo a pena considerar um modeo com o sensor de impressão embutido.
2. Câmera
Se gosta de tirar fotos com o celular, este aspecto pode definir a versão que você deve comprar. Apesar da câmera de 13 megapixels do Moto G4 ser muito boa, não dá para competir com a de 16 megapixels do G4 Plus. Ainda mais se considerarmos que a câmera do G4 é exatamente a mesma que vimos no modelo do ano passado.
Pelo menos, na parte frontal os dois possuem câmeras idênticas de 5 megapixels. Então, caso você realmente goste mais de selfies, isso pode não fazer tanta diferença assim.
3. Design
Em questão de design geral, os dois aparelhos são exatamente iguais, algo que certamente pode incomodar alguns consumidores. A Lenovo provavelmente tomou esta decisão para não fazer seus consumidores escolherem um modelo apenas por o acharem mais bonito.
Apesar disso realmente evitar este problema e fazer os usuários focarem mais no hardware do smartphone, seria interessante se eles tivessem visuais levemente distintos.
4. Armazenamento e RAM
Enquanto o Moto G4 só existe com 2 GB de RAM, você pode escolher entre 2 e 3 GB de RAM no G4 Plus. Só é preciso ter em mente que a versão de 3 GB não estará necessariamente disponível em qualquer loja por aí, então é sempre bom checar com cuidado na hora da compra.
Essa diferença permite que o G4 possa trabalhar de forma mais suave, especialmente com diversas tarefas ao mesmo tempo. Outra variante apenas presente no G4 Plus é que só pode ser adquirido com 32 GB de armazenamento interno, enquanto o G4 normal possui apenas 16 GB.
5. Processador
Incrivelmente, os aspectos técnicos do G4 e G4 Plus em termos de poder de processamento não mudam em absolutamente nada. Os dois aparelhos contam com um processador Snapdragon 617 rodando a 1.5 GHz, além de uma GPU Adreno 405.
Era de se esperar algo melhor no G4 Plus, mas até a quantidade de memória RAM é exatamente a mesma nos dois modelos: 2 GB. Por isso, se é o poder do smartphone que te interessa, não verá uma diferença muito grande entre os dois.
- 20 melhores jogos de multiplayer do Android
- 7 melhores apps para aprender outra língua no Android
- 10 melhores vídeos com dicas e tutoriais para Android
6. Preço
Em questão de preço, como é de se esperar, o G4 Plus é levemente mais caro que o Moto G4 normal. Ainda assim, é possível encontrar os dois por um preço acessível. Atualmente, você pode comprar o G4 por pouco mais de 1.100, enquanto o G4 Plus costuma passar dos R$ 1.300.
Neste caso, depende simplesmente de você saber se os poucos aspectos extras do G4 Plus valem a diferença de 200 reais para a sua necessidade diária. Caso esteja interessado no sensor de impressão digital e câmera levemente melhor, talvez seja uma boa ideia desembolsar o dinheiro extra. Ainda assim, o fato do tamanho da tela ser o mesmo acaba sendo uma pena.
Leia também no Apptuts:
- Como recuperar áudios apagados do WhatsApp em 8 passos
- Como evitar o download automático de imagens do WhatsApp no Android
- 10 melhores jogos de pets virtuais para o Android
- Ouvir músicas offline: Os 10 melhores aplicativos para Android
- Jogos grátis para o Android: Conheça os 20 mais baixados!
Moto G4 ou G4 Plus?
Deu para ver com a nossa comparação que as diferenças entre os dois modelos da Motorola não são tão significativas assim, não é?! É claro que se você quiser um pouco mais de segurança, uma câmera melhor e a possibilidade de realizar mais tarefas sem engasgos, o G4 Plus pode acabar valendo mais a pena. Se você acha a configuração do Moto G4 pode atender as suas necessidades sem problemas, ele pode ser a melhor alternativa em termos de custo.