20 Exemplos de inteligência artificial presentes no dia a dia
A inteligência artificial (IA) já vem sendo utilizada há algum tempo por diversos sites, aplicativos, ferramentas e dispositivos, e é fácil encontrar exemplos de inteligência artificial presentes no dia a dia.
Essa tecnologia tem sido empregada em assistentes virtuais, redes sociais, câmeras de vigilância, aplicativos de rotas, plataformas de streaming, além de já estar presente no atendimento ao cliente da maior parte das empresas.
Para demonstrar a presença desta tecnologia em nosso cotidiano, neste artigo você vai conhecer os melhores exemplos de inteligência artificial presentes no dia a dia e vai constatar que você a utiliza muito mais do que imaginava.
Exemplos de inteligência artificial no dia a dia
Embora muitas pessoas ainda associem a inteligência artificial ao ChatPGT e ferramentas de criação de imagens, a verdade é que essa tecnologia já está presente em muitas áreas, desde assistentes virtuais até sistemas de reconhecimento facial.
A IA é uma tecnologia que permite programar computadores para realizarem tarefas complexas que antes só podiam ser realizadas por seres humanos. De fato, ela possibilita o reconhecimento de fala, processamento de linguagem natural e tomada de decisões, por exemplo.
Vamos explorar agora alguns exemplos de como a inteligência artificial está presente em nosso dia a dia, transformando a maneira como interagimos com a tecnologia.
1. Assistentes Virtuais
Os assistentes virtuais são um dos exemplos mais conhecidos de como a inteligência artificial está presente em nosso dia a dia. Assistentes como Siri (Apple), Alexa (Windows) e Google Assistente (Google) são projetados para interagir com os usuários por meio de reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural.
Esses assistentes utilizam algoritmos de aprendizado de máquina para entender as solicitações dos usuários e realizar várias tarefas. Dessa forma, eles podem escrever e-mails, elaborar listas de compras e fazer pesquisas na internet.
Se tem vontade de começar a usar essa tecnologia, saiba aqui qual é a melhor assistente virtual.
2. Câmeras de Vigilância
Com o avanço da tecnologia, hoje muitas câmeras de segurança já utilizam a inteligência artificial para fazer reconhecimento facial. Essas câmeras utilizam algoritmos de aprendizado de máquina para analisar vídeos em tempo real, permitindo que elas identifiquem rostos com grande precisão.
Essas novas câmeras também conseguem identificar atividades suspeitas como pessoas portando armas. Além disso, elas alertam automaticamente os responsáveis pela segurança de qualquer comportamento ou cena fora do padrão.
3. Casas Inteligentes
As chamadas casas inteligentes são as residências que utilizam dispositivos eletrônicos conectados à internet. Assim, é possível controlar diversas coisas, como a televisão, iluminação, ar condicionado e até eletrodomésticos da cozinha e lavanderia.
Os dispositivos em uma casa inteligente são controlados por meio de aplicativos ou assistentes virtuais, como a Alexa ou a Siri que falamos agora a pouco.
Por exemplo, as cortinas em uma casa inteligente são controladas por meio de um sistema de automação conectado à internet. Isso permite que os usuários controlem suas cortinas simplesmente usando um aplicativo onde ele aciona a função “fechar cortinas”.
4. Aplicativos de Rotas
Os aplicativos de rotas utilizam a inteligência artificial para otimizar rotas. Com a ajuda da IA é possível encontrar o caminho mais rápido possível, considerando o tráfego atual e outras condições que podem mudar de um dia para outro.
Esses algoritmos analisam dados em tempo real sobre o trânsito, como o histórico de congestionamento em determinadas avenidas. Além disso, esses aplicativos podem aprender com os hábitos dos usuários, analisando as rotas e destinos mais utilizados para fornecer sugestões personalizadas.
5. E-mail
Os serviços de e-mail também utilizam a inteligência artificial em diversas funcionalidades, entre elas a categorização de mensagens, respostas automáticas personalizadas e detecção de spam.
A inteligência artificial analisa e identifica, através do seu algoritmo, os padrões comuns em e-mails indesejados, como remetentes suspeitos e links maliciosos. Portanto, ela consegue filtrar esses e-mails, os encaminhando automaticamente para a pasta de spam.
6. Mecanismos de Buscas
Sites de busca, como o Google e o Bing, divulgaram a implementação da inteligência artificial em seus sistemas, porém, essa tecnologia já vinha sendo utilizada por eles há algum tempo.
Um dos principais usos da IA nos mecanismos de buscas é na classificação dos resultados de pesquisa. Algoritmos são usados, por exemplo, para avaliar a relevância e a qualidade dos resultados de pesquisa para uma certa palavra ou frase.
Além disso, eles utilizam a inteligência artificial para fornecer sugestões de pesquisa relacionadas, oferecendo links para assuntos que possam nos interessar naquele momento.
7. Plataformas de Streaming
As plataformas de streaming, como Netflix e Globoplay, são exemplos de plataformas que utilizam a inteligência artificial há bastante tempo, e um dos principais usos é na recomendação personalizada de conteúdo.
Nesse sentido, algoritmos de aprendizado de máquina analisam o comportamento do usuário, como seu histórico de buscas, vídeos assistidos e avaliações dadas, para sugerir filmes e séries que provavelmente serão do seu gosto.
Se você está pensando em assinar um serviço assim, leia nosso artigo com melhores serviços de streaming. Afinal, nele você poderá encontrar informações valiosas sobre os diferentes serviços disponíveis no Brasil.
8. Redes Sociais
A inteligência artificial está na base do funcionamento de todas as plataformas de mídia social. Entre os principais usos estão a recomendação personalizada de anúncios, filtragem de conteúdo inapropriado e detecção de contas falsas e atividades maliciosas.
Além disso, a IA também analisa o comportamento do usuário para personalizar o seu feed, entregando um conteúdo que a pessoa vai considerar mais interessante. Desse modo, mesmo que existam contas seguindo exatamente as mesmas pessoas, o conteúdo apresentado no feed pode ser diferente.
9. Segurança Digital
Seguindo com nossa lista de exemplos, a inteligência artificial é utilizada também no campo da segurança digital. Ela é aplicada na identificação de ameaças e anomalias, monitoramento de atividades, proteção de senhas, entre outros usos.
A IA pode ser usada, por exemplo, para analisar o tráfego de rede e identificar comportamentos suspeitos que possam indicar uma violação de segurança. Com isso, é possível tomar medidas preventivas imediatas, como bloquear o acesso de determinados usuários ou alertar a equipe de segurança responsável.
10. Agricultura
Na agricultura, o uso da inteligência artificial tem sido cada vez mais difundido. Ela é aplicada no monitoramento de culturas, uso de recursos e controle de pragas, onde consegue identificar doenças e sugerir medidas preventivas.
Outro uso comum é na automatização de plantio e colheita, usando algoritmos de aprendizado de máquina para identificar e colher culturas maduras com eficiência. Fora isso, com a IA também é possível controlar máquinas agrícolas, como tratores e semeadeiras.
11. Videogames
A inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada no desenvolvimento de videogames. Com ela é possível criar personagens mais realistas e com um comportamento mais personalizado.
Um uso muito comum da IA no mundo dos games é a utilização do aprendizado de máquina para analisar o comportamento do jogador. Entendendo o nível de conhecimento e habilidades do usuário, o jogo pode ir aumentando a dificuldade aos poucos, de acordo com a melhora do desempenho do jogador.
12. Análise de Comportamento
Na análise de comportamento do consumidor a inteligência artificial é utilizada para coletar e analisar dados de comportamentos de compra e uso de produtos ou serviços por consumidores.
Nessa área a inteligência artificial pode ajudar a personalizar a experiência do cliente, oferecendo recomendações que estejam dentro do seu perfil de consumidor. A IA também pode ser usada para analisar o sentimento do consumidor em relação a um determinado produto ou serviço, para que as empresas promovam adequações e melhorias neles.
13. Atendimento ao Cliente
O atendimento ao cliente é um exemplo de uma das áreas em que a inteligência artificial está cada vez mais presente. Com o atendimento por máquinas, como no caso dos chatbots, é possível melhorar a eficiência e a qualidade da comunicação das empresas com seus clientes.
Esses chatbots, muito utilizados em chats de sites e lojas virtuais, utilizam a inteligência artificial para tirar dúvidas, fornecer informações e resolver problemas dos clientes. A IA pode ser usada também para personalizar o atendimento ao cliente, especialmente durante o pós-venda.
Se você tem curiosidade em saber como funciona esses chats de atendimento, conheça aqui os 12 Melhores cursos online sobre Chatbots.
14. Carros Autônomos
Você já deve ter ouvido falar sobre os carros da Tesla. Essa empresa ficou mundialmente conhecida por criar veículos capazes de se deslocar sem a necessidade de um motorista humano. Esses veículos utilizam diversas tecnologias, entre elas a inteligência artificial, para tomar decisões enquanto se movimenta.
Com o uso da IA e de câmeras inteligentes, o veículo consegue mapear o ambiente ao seu redor para a tomada de decisões. O algoritmo presente nesses automóveis coletam dados sobre a rua, posicionamento de pedestres, presença de placas de trânsito e outros veículos ao redor.
15. Teclado Inteligente
Sabe quando você digita alguma coisa no seu celular e o teclado oferece sugestões de palavras? É a inteligência artificial trabalhando enquanto você digita.
Nesse caso, o algoritmo analisa o texto digitado pelo usuário para prever as próximas palavras ou frases que ele irá escrever. Para tanto, o aplicativo de teclado leva em conta todo o histórico de digitação do usuário, aprendendo sobre a escrita e uso habitual de palavras em determinados contextos.
Além disso, vale lembrar que a IA também é aplicada na correção automática de erros de digitação, sugerindo correções para palavras que foram digitadas incorretamente.
16. Bancos e Finanças
O setor bancário e financeiro utilizam a inteligência artificial para melhorar a eficiência e a segurança das transações financeiras. Um dos campos de uso é na análise de risco, onde o algoritmo consegue identificar e mitigar riscos financeiros, como fraudes e movimentações de capital suspeitas.
Nesse segmento, a IA também é usada para prever as tendências do mercado financeiro e fornecer recomendações de investimento baseadas em análises de dados e gráficos de ativos financeiros.
E enquanto a inteligência artificial trabalha para uma maior segurança nas transações financeiras, conheça os melhores bancos de investimento em 2023.
17. Campanhas Publicitárias
O campo da publicidade é um dos mais beneficiados pela inteligência artificial. O uso dessa tecnologia aprimora a eficácia das campanhas publicitárias ao entender melhor o comportamento do consumidor.
Um dos exemplos usos mais conhecidos da IA nesse setor é na segmentação de público. Nesse contexto, a IA pode ser usada para segmentar o público-alvo com base em interesses e comportamentos de consumo. Ademais, com base nos dados coletados pelo algoritmo, a inteligência artificial também cria anúncios personalizados para os desejos específicos de cada consumidor.
18. Saúde e medicina
A inteligência artificial também está presente na área de saúde e medicina. O uso da tecnologia de IA permite melhorar diagnósticos, sugerir tratamentos, gerenciar pacientes e criar novos medicamentos.
A IA pode, por exemplo, analisar imagens médicas, como as feitas em tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas, para auxiliar no diagnóstico de doenças. Outro uso para a tecnologia é na área de cirurgias remotas executadas por robôs, onde ela pode melhorar a precisão dos procedimentos.
Descubra também com o AppTuts como trabalhar com inteligência artificial, um campo da tecnologia que não para de crescer.
19. Varejo e comércio eletrônico
A tecnologia de IA tem ajudado o setor de varejo e comércio eletrônico a melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas. Através dos algoritmos, os varejistas podem coletar dados sobre os clientes, como histórico de compras, preferências de produtos e comportamentos de navegação. As empresas podem usar esses dados, posteriormente, para oferecer recomendações de produtos e campanhas publicitárias personalizadas aos clientes.
Os chatbots de atendimento ao cliente que mencionamos anteriormente, também são outro exemplo de uso da inteligência artificial pelo varejo.
20. Robótica e automação
A robótica e automação elevou sua eficiência para um novo patamar com o uso da inteligência artificial. Nesse exemplo de uso, uma das aplicações mais comuns da IA é no controle de movimento e navegação de robôs em ambientes cheios de obstáculos, como fábricas ou indústrias.
Fora isso, indústrias podem usar a IA para monitorar o uso da energia elétrica de equipamentos de robótica, analisando dados e operando com o menor consumo de energia possível.
Conclusão
Se você chegou até aqui, é provável que já tenha percebido que a inteligência artificial está cada vez mais presente em nossas vidas, sendo utilizada em uma ampla gama de aplicações que utilizamos diariamente e que nem imaginávamos que utilizavam essa tecnologia
Além disso, a IA está impactando nossas vidas em diversos aspectos, desde o modo como nos comunicamos e interagimos com outras pessoas até a forma como realizamos atividades cotidianas, como fazer compras ou dirigir um carro.
Um exemplo concreto disso são essas 16 ferramentas fantásticas de inteligência artificial.
Embora não seja possível prever o futuro, é muito provável que a inteligência artificial esteja cada vez mais presente em nossas vidas e nos aplicativos que usamos. Talvez seja por esse motivo que muitos especialistas acreditam que a IA será uma das tecnologias mais importantes e transformadoras do século XXI.