Inteligência Artificial: O que é e como funciona

  • Por Pedro Bala
  • 17/02/2023 às 16:55 atualizado em (17/02/2023 às 17:18)
  • 8min de leitura

Com a popularização da ferramenta ChatGPT, o assunto inteligência artificial (IA) ganhou visibilidade em todo o mundo. Pessoas de todos os cantos ficaram entusiasmadas com a tecnologia em forma de chat que responde a perguntas complexas, cria textos em poucos segundos e alcança uma pontuação satisfatória quando responde a questões de provas de Medicina e Direito.

Contudo, se por um lado algumas pessoas gostaram destas novidades e até já estão ganhando dinheiro com o ChatGTP , por outro, também surgiram críticas à tecnologia, pois a inteligência artificial ainda é limitada. Para exemplificar alguns desses limites, os textos produzidos por essa ferramenta muitas vezes não tem profundidade e contém erros em suas informações.

A inteligência artificial ainda não conseguiu se adequar, por exemplo, aos padrões necessários para escrever uma redação nota 1000 do Enem.

Neste artigo você vai entender de uma vez por todas o que é inteligência artificial, como é o seu funcionamento e os riscos que ela traz.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é um campo da área das ciências da computação onde são desenvolvidos algoritmos capazes de realizar tarefas onde, a princípio, seria necessário a aplicação da inteligência humana.

De forma resumida, podemos definir que a inteligência artificial é a capacidade que máquinas têm de aprender, raciocinar, compreender e comunicar-se de forma autônoma, sem a intervenção de um ser humano em seus resultados.

Com a capacidade de aprender a partir de informações coletadas em bancos de dados, os sistemas de IA podem ser treinados para realizar tarefas complexas e tomar decisões precisas, conseguindo em alguns casos ter um desempenho intelectual semelhante ao de um ser humano.

No entanto, apesar de todo o avanço e disrupção dessa nova tecnologia, a inteligência artificial ainda não é capaz de substituir completamente a inteligência humana.

Onde a inteligência artificial é utilizada?

Onde a inteligência artificial é utilizada

Imagem gerada por inteligência artificial

A inteligência artificial tem uma ampla aplicação em diversas áreas da vida humana. Ela pode ser utilizada em qualquer lugar ou dispositivo, de acordo com a necessidade do usuário. No ambiente profissional, por exemplo, ela pode ser utilizada para melhorar a eficiência e a produtividade das tarefas, otimizando o tempo necessário para realizá-las.

Na área da saúde, esses sistemas podem ser usados para aprimorar diagnósticos. Além disso, a IA pode ajudar no desenvolvimento de novos medicamentos e na operação de equipamentos até mesmo durante a realização de cirurgias.

No campo da educação, essa tecnologia seria capaz, ao menos em teoria, de criar conteúdos educacionais para aulas de ensino a distância, se valendo de textos, imagens e narrações geradas artificialmente.

Mas não é só isso. Veja abaixo as diversas outras possibilidades de aplicações para essa tecnologia:

  • Transportes: o uso de IA para conduzir automóveis de forma autônoma já é realidade. A tecnologia também pode ser utilizada para melhorias na logística e gerenciamento de vias públicas;
  • Marketing: além de detectar tendências de costumes e comportamento humano, a inteligência artificial pode criar campanhas publicitárias e automatizar processos de divulgação;
  • Finanças: nesse segmento a inteligência artificial pode auxiliar na detecção de fraudes, análises de risco em ativos financeiros e previsão de tendências do mercado;
  • Agricultura: IAs podem monitorar e fazer previsões sobre o clima em áreas de plantios de alimentos e também ajudar com a automação de processos de plantio e colheita;
  • Indústria: a tecnologia pode ser utilizada na automação de processos fabris, além de poder controlar a logística e o gerenciamento de estoque de fábricas;
  • Comércio: a inteligência artificial pode melhorar a experiência do cliente, por meio da recomendação de produtos ou fazer atendimentos personalizados através de chatbots.

Como você deve ter percebido, a IA pode ser utilizada de diversas maneiras. Até mesmo o Google utiliza a inteligência artificial em muitos de seus produtos e serviços. O motor de busca da empresa, por exemplo, utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para fornecer resultados de pesquisa relevantes com base no histórico de navegação e em outros dados do usuário.

Quais são os tipos de inteligência artificial?

Agora que você tem um entendimento geral sobre inteligência artificial, vamos lhe dar alguns exemplos dos tipos de IA que existem e você verá que elas vão muito além do ChatGPT.

  • Sistemas especialistas: essa abordagem usa regras de lógica para tomar decisões;
  • Machine learning: sistemas de IA que aprendem com dados, em vez de serem programados com regras específicas;
  • Redes neurais artificiais: redes neurais são compostas por camadas de neurônios artificiais interconectados que podem aprender a partir de dados;
  • Processamento de linguagem natural: permite que os sistemas entendam e processem a linguagem humana, incluindo a fala e a escrita;
  • Inteligência artificial híbrida: combina diferentes técnicas de IA para criar sistemas que possam lidar com problemas mais complexos e diversificados.

Como funciona a inteligência artificial?

Como funciona a inteligência artificial

Imagem criada pela inteligência artificial Dall-E

Imagine que você possui uma porta comum em seu quarto, mas deseja que ela seja diferente, por exemplo, que abra automaticamente quando você chegar e feche quando sair para o trabalho, sem que precise programá-la. Seria ótimo se a porta também pudesse bloquear a entrada de pessoas não autorizadas, mesmo que tenham a chave.

O grande problema é que você não sabe como fazer tudo isso. Então, decide procurar um cientista da computação para ajudá-lo a adicionar essa inteligência à sua porta. Para isso, o cientista precisa coletar alguns dados de sua casa, como quais são as pessoas que a porta deve reconhecer como confiáveis para abri-la, qual é o momento em que você sai para fazer seus afazeres e o horário que costuma retornar.

Com base nesses dados, o cientista criará um modelo de aprendizado de máquina que automatiza sua porta, reconhecendo as informações coletadas e tomando decisões com base nesse reconhecimento.

Depois de muitas tentativas e erros, com o modelo sendo aprimorado com o tempo, a porta começará a responder bem ao processo e você terá o resultado esperado.

Os problemas e riscos da inteligência artificial

Embora seja programada para se aproximar cada vez mais do raciocínio humano, uma inteligência artificial não consegue imitar a característica que faz de nós seres únicos: as emoções humanas.

Por essa razão, ela pode ser muito útil para ajudar a resolver problemas que dependem apenas da razão, mas pode ser uma péssima escolha para resolver questões que não dependem de um viés lógico.

Além disso, há a preocupação de que a IA possa acabar com profissões consideradas hoje muito importantes para a sociedade. Essa preocupação é justificadamente maior para certos segmentos profissionais como jornalismo, publicidade, marketing, entre outros.

Embora exista realmente esse risco de extinção de setores e vagas de trabalho, a inteligência artificial também pode criar novos empregos com responsabilidades diferentes das que temos atualmente.

Outro ponto é que, como a inteligência artificial tem a capacidade de tomar decisões de forma autônoma, sem intervenção humana, se mal projetados, esses sistemas podem tomar decisões prejudiciais ou com consequências imprevistas. Nesse sentido, é muito importante que a inteligência artificial seja programada com o devido cuidado para que sua conduta esteja alinhada com a nossa.

Conclusão

Tendo todo esse conhecimento, podemos dizer que a inteligência artificial pode se tornar ainda mais eficiente nos próximos meses e anos, mantendo-se na vanguarda das novas tecnologias. 

Como ainda está em fase de desenvolvimento, quanto mais pessoas utilizarem e mais feedbacks forem recebidos pelas IAs, mais rapidamente elas se desenvolverão, podendo nos ajudar ainda mais nas tarefas profissionais e do dia a dia.