A evolução do sistema operativo iOS
Depois examinarmos o iOS 7 e publicarmos as suas principais novidades nesta notícia, chegou o momento de analisarmos seu passado. O nosso retrocesso do sistema operativo iOS vai até 2007, ano da sua criação. Qualquer usuário que tenha iPhone, iPad ou só gosta das novidades, sabe que o software apresentou dezenas de mudanças interessantes ao longo dos anos.
Dê uma olhada agora neste tutorial para rever cada alteração da plataforma iOS. Fora isso, deixe-nos saber nos comentários abaixo o que você está esperando do novo iOS 7.
iPhone OS
Em 2007, os sistemas operativos para celulares touchscreen de consumo estavam longe de ser um padrão. A Apple descreveu a interface deste dispositivo como um “totalmente novo” e como o “novo software pioneiro.” No comunicado de imprensa oficial, Steve Jobs, foi afirmou que: “Todos nós nascemos com o dispositivo apontador final: os nossos dedos. O iPhone usa-os para criar a interface do usuário mais revolucionária, desde o mouse”. O chamado de “iPhone OS”, ofereceu o Google Maps, o iTunes com CoverFlow, um navegador Safari e “widgets”.
Quanto à beleza, o OS é bastante básico, a sua interface é baseada em ícones. Um sistema de boa aparência e muito simples de que os consumidores se apaixonaram desde o início. Eles gostaram da capacidade de “controlar o iPhone com apenas um toque, movimento ou pitada dos seus dedos.”
iPhone OS 2.0
Em julho de 2008, era obrigatório que os consumidores experimentassemo iPhone 2.0. A Apple tomou a importante decisão de liberar um SDK para desenvolvedores, permitindo que terceiros criem aplicativos para a plataforma. Em janeiro de 2013 a Apple anunciou a comunidade de desenvolvedores que criaram mais de 775 mil aplicativos. Fora isso, eles tinham sido baixado mais de 40 bilhões de vezes.
A mais rápida multi-tasking 2.0 também trouxe suporte para muitos recursos. Isso inclui Microsoft Exchange ActiveSync para e-mail, contatos, calendário e sincronização, GPS em tempo real, busca de contatos e uma calculadora científica.
iPhone OS 3.0
Para a atualização 3.0 da plataforma iOS a Apple focou-se nas melhorias “sob o capô”. A versão 3.0 (disponível para aparelhos mais antigos, também) caracterizou-se por copiar, cortar e colar recursos muito solicitados, mensagens, MMS e teclado. Melhorou também a pesquisa, gravação de vídeo, trouxe uma bússola, gravação de voz e capacidades básicas de controle de voz.
Em abril de 2010, a Apple lançou o 3.2, bem como o iPad.
iOS 4
Visualizado em abril de 2010, “o iOS 4” tem uma versão beta para desenvolvedores no mesmo mês. Para os consumidores, ele só chegou no verão do mesmo ano. Foi um marco significativo na história da plataforma iOS. O 4.0 que introduziu o FaceTime, vídeo chamada, verificação ortográfica, multitarefa, pastas para organizar aplicativos, etc.
O 4.2 foi lançado em novembro de 2010, trazendo o iPad atualizado com melhorias. Esta atualização também introduziu o AirPlay e o AirPrint. O 4.3 surgiu em março de 2011, com correções, melhorias e o recurso “Personal Hotspot”. Com isso, era possível compartilhar conexão móvel de dados de um iPhone via Wi-Fi gratuito.
iOS 5
O iOS 5 teve tudo sobre a “revolução pós PC”, de acordo com Steve Jobs. O “Free PC” iOS 5 ofereceu aos usuários a capacidade de ativar e configurar os seus dispositivos iOS sem computador, enquanto “over the air” atualiza software. Além disso, mudou a maneira como os usuários existentes de iOS têm as atualizações. Também foi adicionado o iCloud, que sem fios atualizava os e-mail’s, contatos, calendários, fotos, aplicativos, livros, música e muito mais, em todos os dispositivos. A novidade mais escaldante, agarrada ao iOS 5 tinha que ser o Siri. Na época do lançamento, a Apple chamou Siri de “um assistente inteligente que o ajuda a fazer tudo desde que você peça.”
O iOS 5 ostentava mais de 200 novos recursos – centro de notificações, iMessage e Newsstand, por exemplo – a integração com o Twitter e as principais melhorias para edição de fotos que provaram serem muito populares para os consumidores.
iOS 6
Em setembro de 2012, a Apple deu aos donos de dispositivos iOS mais 200 novos recursos com o lançamento do 6.0.
A novidade mais falada foi o novo aplicativo Maps, que abandonou a oferta da Google em favor da cartografia concebida pela Apple. No entanto, em muitos casos, a aplicação não foi uma melhoria.
O iOS 6 também fez uma mais profunda integração com o Facebook, uma nova funcionalidade Siri e o suporte LTE.
iOS 7
Introduzido a 10 de junho de 2013, o iOS 7 é a “maior mudança para iOS desde a introdução do iPhone,” de acordo com o CEO Tim Cook. Talvez o mais impressionante do iOS 7 é o novo e radical design. Os aplicativos nativos da Apple recebem um olhar fresco. A Apple também abraçou a translucidez através de sua nova interface. Outra novidade é o Control Center, um painel de configurações importantes (como Wi-Fi, música e lanterna).
Com o iOS 7, a Apple melhorou as multitarefas através da introdução de uma experiência de aplicação mais intuitiva. O novo sistema vai reconhecer os aplicativos mais usados para melhorar o processamento de fundo. Além disso, o iOS irá atualizar automaticamente os aplicativos que você comprou, fazendo com que não seja necessário fazer o download manual.