13 Equipamentos necessários para gravar um podcast
Assim como as ferramentas de podcasts com inteligência artificial, os equipamentos necessários para gravar um podcast não são só essenciais para produzir esse tipo de conteúdo, mas também possibilitam a criação de um podcast com alta qualidade técnica. Embora seja necessário um certo investimento inicial para a aquisição desses equipamentos, você sabia que a maior parte deles tem preços bem acessíveis? Aqui no AppTuts nós já falamos sobre microfones para podcast e apresentamos as 10 melhores câmeras para podcast, sempre trazendo opções baratas que representam o melhor custo-benefício.
Equipamentos como microfones, câmeras e fones de ouvido são as primeiras coisas que pensamos quando o assunto é equipamentos para podcasts. No entanto, existem muitos outros que, às vezes, passam despercebidos nesta lista, como os aplicativos para gravar podcast, que são capazes de editar o conteúdo, aprimorar a qualidade audiovisual e até hospedar o seu podcast. Essas são as ferramentas mais usadas nesse segmento:
Sabemos que existem diversas formas de configurar um setup para podcast, mas alguns equipamentos são realmente essenciais seja qual for o formato. Pensando nisso, vamos lhe apresentar os 13 equipamentos necessários para gravar um podcast, para você saber exatamente o que comprar para montar o seu.
Quais equipamentos preciso para fazer um podcast?
Microfones, câmeras, iluminação e fones de ouvido são alguns dos equipamentos básicos necessários para fazer um podcast. Enquanto uns são essenciais para que se possa realizar uma gravação neste formato, outros equipamentos são capazes de trazer mais qualidade e uma aparência mais profissional para o seu programa.
No entanto, para quem é um criador de conteúdo e não entende muito dessa parte técnica, que envolve conhecer aparelhos, tecnologias, marcas e saber decifrar as especificações de cada um, saber quais são os equipamentos necessários para gravar um podcast pode ser bastante difícil no começo dessa jornada.
Por esse motivo, sem mais delongas, vamos conhecer quais são os 13 equipamentos que você precisa ter para começar a gravar o seu podcast. E se você está criando o seu primeiro podcast, aproveite também para conhecer os 10 passos para fazer o seu podcast do zero.
1. Software de gravação
Os softwares de gravação são usados para gravar, editar e, algumas vezes, realizar transmissões ao vivo, bastando ter bem definido qual será o formato do conteúdo. Muitas dessas ferramentas possuem recursos que utilizam a inteligência artificial para aprimorar o podcast, como edição automática e a transformação de texto em áudio.
No entanto, é importante dizer que não adianta ter um equipamento de ponta se o seu software não conseguir capturar a máxima qualidade. Sendo assim, sempre escolha softwares capazes de lidar com arquivos em alta resolução, para manter a qualidade de seu trabalho. Uma dica é buscar programas que gravem vídeos em 4K e áudio em 48kHz. Contudo, caso não consiga investir em uma ferramenta assim, você pode escolher uma que realiza gravações em 1080p e áudio em 44,1kHz.
Já em relação às edições, é preciso que o software escolhido tenha mais recursos que as funcionalidades básicas de edição e gravação. Ele precisa de recursos avançados que ajudem a transformar o seu podcast em um conteúdo realmente profissional. Aposte em aplicativos com inteligência artificial para esse fim, avaliando o que ele oferece para otimizar o seu fluxo de trabalho.
Sugestões de software:
- Buzzprout
- Podcastle
- Descript
E para dar um toque profissional ao seu conteúdo, aprenda como fazer um roteiro para podcast com essas 10 dicas.
2. Microfones
Dentre os primeiros equipamentos necessários para gravar um podcast está o microfone. Afinal, não tem como gravar alguma coisa sem ele. Esse aparelho é um dos mais importantes para que sua audiência possa te ouvir com qualidade, seja em um programa de áudio ou de vídeo. Nesse sentido, você precisa de um microfone que não apenas consiga isolar o som do ambiente, mas também capturar a sua voz com qualidade.
Um dos microfones que merecem a sua atenção é o dinâmico, pois são úteis para ambientes com muito ruído, rejeitando barulhos como do ar condicionado, teclado e cliques de mouse. Eles operam transformando as ondas sonoras em eletricidade. Esta corrente elétrica é então amplificada por um transformador e direcionada para a saída do microfone, resultando na criação do som. Por serem poucos sensíveis, esses microfones geralmente exigem que você esteja bem próximo do aparelho para obter o melhor som possível.
Não podemos deixar de mencionar os microfones condensadores. Apesar de terem uma melhor qualidade que os aparelhos dinâmicos, eles precisam de um ambiente silencioso para oferecer um resultado melhor. Além disso, a alta sensibilidade de um microfone condensador faz com que ele funcione muito bem com voz humana e frequências sonoras mais agudas. Contudo, ao contrário dos microfones dinâmicos, os condensadores necessitam de uma fonte de alimentação externa para funcionar.
Sugestões de microfone:
3. Braço articulado
O braço articulado é o local onde é colocado o microfone. Ele facilita o ajuste da posição dos microfones de podcast, garantindo que você, seus co-apresentadores e convidados possam se sentar com conforto. O posicionamento adequado do suporte de microfone pode também aprimorar a qualidade do áudio. Além disso, esse suporte contribui para otimizar o espaço na mesa, o que é muito importante caso você vá fazer suas gravações em um local mais compacto.
Mas esse não é o único benefício de um braço articulado. Ao fixar o microfone nele, você reduz consideravelmente os sons indesejados causados pelo movimento que ocorre ao segurar o microfone nas mãos. Ele também atua como uma camada de proteção, evitando danos ao seu microfone. A simples queda de um microfone pode resultar em danos à sua estrutura externa, e em casos mais graves, pode até quebrar os componentes internos de um microfone, prejudicando a qualidade do som.
Contudo, na hora de escolher, opte por um braço articulado projetado para podcasting. Eles não emitem rangidos ou sons irritantes ao serem movimentados, evitando a adição de ruídos de fundo indesejados às suas gravações. Se ele for capaz de girar em 360 graus completos é ainda melhor, pois conseguirá levar mais liberdade de movimento para você e seus convidados.
Embora seja necessário investir algum dinheiro com esses equipamentos necessários para gravar um podcast, esse tipo de conteúdo pode ser uma fonte de renda. Conheça as 12 maneiras de ganhar dinheiro com podcast.
Sugestões de braço articulado:
4. Fones de ouvido
Apesar de ser uma opção usar fones de ouvido no seu podcast, é válido destacar que com eles é possível ouvir mais alto sua própria voz e a dos demais participantes, facilitando a compreensão de todos e evitando a dispersão. Entre os com fio e os bluetooth, escolha sempre os headphones com fio, pois possuem uma qualidade de som muito superior.
Dentre os modelos existentes no mercado, sempre opte pelos que são construídos com conchas grandes e almofadas que cobrem toda a orelha, pois estes fornecem um isolamento de ruídos externos maior e costumam ser mais confortáveis. Modelos mais caros, geralmente, tem uma construção externa mais robusta, suportando melhor o impacto em caso de quedas acidentais. Esse pode ser um grande diferencial na hora de escolher o seu fone, pois é bastante comum esse objeto ir ao chão.
A ergonomia da estrutura e maciez das almofadas são fatores que também devem ser levados em conta antes de fazer essa escolha, já que podcasts , muitas vezes, podem passar de horas de duração. Nesse sentido, será importante ter um fone confortável e que não pressione muito suas orelhas.
Sugestões de fone de ouvido:
5. Amplificador de headphones
Seguindo a nossa lista de equipamentos necessários para gravar um podcast está o amplificador de headphones para que os fones sejam plugados. Eles precisam ter no mínimo 4 entradas. Desse modo, você não precisará investir de novo com o crescimento do podcast. Por ter um controle de volume independente para cada fone, cada participante do programa pode escolher em que altura quer.
Um amplificador de headphones pode melhorar a compreensão da fala entre os participantes, já que com ele você pode escolher um volume de som alto o suficiente para que não perca nada durante a gravação. Esse equipamento é especialmente necessário em ambientes com ruídos. Contudo, há alguns fatores que você precisa saber antes de escolher seu amplificador de headphones.
Em primeiro lugar, verifique a potência do amplificador, pois você precisará de um potente o suficiente para alimentar seus headphones. Não esqueça de analisar a impedância desses aparelhos porque precisará de uma compatível com seus fones. E claro, sempre verifique se o amplificador possui as conexões certas para conectar seus headphones.
Se está montando o seu programa do zero, então saiba o que ter num cenário para podcast.
Sugestões de amplificador de headphones:
6. Câmeras
As câmeras são essenciais para um podcast em vídeo. Assim sendo, investir em uma câmera de alta qualidade assegura que o seu conteúdo tenha uma aparência nítida e profissional. Embora os smartphones atuais estejam equipados com boas câmeras, uma câmera DSLR dedicada ou uma sem espelho oferece um nível superior de qualidade. Para exemplificar, com elas você consegue intercambiar lentes e escolher a qualidade de gravação de vídeo.
Você pode considerar investir em uma câmera de vídeo acessível ou em uma câmera digital de última geração que seja compatível com gravação de vídeo em formato longo. Como resultado, não precisa ficar se preocupando com cartão de memória. Se desejar, você também pode utilizar múltiplas câmeras para capturar ângulos diferentes dos apresentadores, se posicionando à esquerda e à direita de um ou de ambos os anfitriões.
Contudo, caso não seja possível investir em uma câmera profissional no momento, boas opções de câmeras de celular são as presentes em Iphones a partir do modelo 11 e Samsung Galaxy a partir do modelo S20. Já que estamos falando de câmeras mais acessíveis, é importante destacar que as webcams integradas ao seu computador podem não ser a melhor escolha. Isso ocorre porque a qualidade do vídeo delas é normalmente pior dentre as opções acessíveis.
Sugestões de câmera:
7. Switch de vídeo
O switch de vídeo é um equipamento que tem como função receber o sinal de todas as câmeras envolvidas na gravação de um podcast para posteriormente serem enviadas ao computador. Quando esse aparelho recebe as imagens das câmeras, ele é capaz de gerenciar a troca de imagens e até fazer alguns truques, como o fade e a fusão de imagens.
Alguns modelos mais sofisticados trazem recursos avançados integrados, como a colocação de legendas e efeitos de transição. Como os modelos são muito variados, tanto em preço como em quantidade de recursos, se esses efeitos forem importantes para você, verifique a disponibilidade deles antes da compra.
Um switch de vídeo é essencial como equipamento para gravar podcast se você tiver várias câmeras disponíveis no estúdio. Ele consegue gerenciar várias câmeras de vídeo simultaneamente para que você não precise se preocupar com a captação da imagem dos convidados presentes em seu programa.
Sugestões de switch de vídeo:
8. Iluminação
Em podcasts de vídeo uma boa iluminação não pode faltar, pois ela ajuda seus espectadores a ver você claramente. Embora seja possível utilizar luz natural para suas gravações, nem sempre é possível contar com ele, como em dias pouco ensolarados ou em gravações noturnas. Por isso, um kit de iluminação adequado certamente fará uma grande diferença para que você consiga gravar onde e em que momento do dia quiser.
No seu kit, você vai precisar de três opções de luz: a principal, a de preenchimento para suavizar as sombras e a de fundo. No entanto, para conseguir escolher um bom kit, você precisa se atentar a alguns fatores como a cor da sua luz. Ela vai ser quente ou fria? Saber responder a essa pergunta lhe auxilia a criar diferentes estéticas. Além disso, optar pela iluminação suave é uma boa escolha para que você possa excluir sombras nítidas, observadas quando a iluminação é intensa.
Sugestões de iluminação:
9. Tripés
Iluminação e câmera não param em pé sozinhas. Elas precisam de tripés resistentes para sustentá-las. Esses equipamentos necessários para gravar um podcast não podem ser deixados de lado, pois permitem que você tenha câmeras bem posicionadas e sem tremedeira na gravação, possibilitando uma imagem mais firme. Um tripé também coloca o equipamento em uma altura confortável, para que você e seus convidados possam fazer o programa mais a vontade.
Outro ponto importante na utilização de tripés é que eles ajudam na consistência das imagens, já que suas câmeras e lâmpadas estarão sempre no mesmo lugar em todo o episódio, mantendo a identidade visual do seu podcast. Eles também te auxiliam a economizar tempo, pois ao estarem fixados em um local, será muito mais rápido posicionar seus equipamentos de gravação.
Sugestões de tripé:
10. Interface de áudio
Seguindo com nossa lista de equipamentos para gravar podcast, temos a interface de áudio, o local onde os microfones são plugados inicialmente. Ela processa e melhora a qualidade de som para depois fazer o envio à mesa. Além de estabelecer a conexão direta com o PC, uma interface de áudio oferece maior versatilidade sobre o controle de volume dos microfones. Outra vantagem desse equipamento é que ele possui pré-amplificadores embutidos em cada entrada.
Além disso, boas interfaces de áudio permitem o monitoramento em tempo real do som. Ou seja, você pode ouvir o que está sendo gravado no momento exato, para que possa se certificar se o áudio está com qualidade durante a gravação, evitando assim problemas técnicos.
A interface de áudio também é capaz de converter os sinais de áudio analógicos provenientes do microfone em sinais de áudio digitais. Como resultado, atua como um intermediário entre o microfone e o computador. Não podemos deixar de mencionar que a interface de áudio possui múltiplos canais de entrada e saída, fornecendo maior flexibilidade às gravações do seu podcast.
Sugestões de interface de áudio:
11. Mesa de som
A mesa de som é responsável por receber todas as fontes de áudio, desde microfones, som do computador e som da tv que está ao fundo no cenário. Nela, os volumes e equalização são ajustados para ficarem lineares. Você ou seu produtor pode usar esse equipamento para ajustar o volume de cada fonte de áudio individualmente.
Algumas mesas de som possuem efeitos integrados, como reverb, delay e compressão. Eles podem ser usados para melhorar o áudio do podcast ou para criar efeitos criativos, tudo vai depender da sua imaginação. Além disso, as mesas de som permitem que você aumente o grave, o médio ou o agudo das fontes de áudio e até separar um único microfone e cortar os demais. E também merece destaque o fato de ela reduzir a necessidade de pós-produção.
Não esqueça que o número de canais da mesa de som deve ser suficiente para atender às necessidades do podcast. Se o programa tiver apenas um apresentador, uma mesa de som com quatro canais é suficiente. No entanto, se ele tiver vários participantes, uma mesa de som com mais canais será necessária. Se o seu podcast é mais avançado, opte por mesas de som que possuem funções de equalização paramétrica por canal e ao menos 10 canais.
Sugestões de mesa de som:
12. Computador
Se você já possui um computador em casa, é provável que já tenha a máquina ideal para dar seus primeiros passos nesse universo de podcast. Mas não esqueça de verificar se ele possui uma boa placa de vídeo e espaço suficiente para o armazenamento de seus dados. Lembre que o computador é usado para gravar o áudio e o vídeo do seu podcast, fazer a edição dele e, algumas vezes, também transmití-lo. Se você for o responsável por tudo isso, é importante que tenha uma máquina potente para essa função.
Bons computadores possuem um processador veloz para que você possa executar as tarefas de gravação e edição de áudio de maneira rápida. Eles tem que ter também uma boa memória RAM para suportar os longos arquivos de vídeo abertos. Converse com sua equipe de edição e gravação, caso vá terceirizar esses trabalhos para que possa ter a certeza de que está escolhendo o equipamento correto.
Sugestões de computador:
13. Cabos
Os cabos merecem espaço no final de nossa lista de equipamentos necessários para gravar um podcast. Eles são responsáveis por ligar os microfones diretamente na interface de áudio. Também conectam fones de ouvido, mesas e gravadores. Embora sejam deixados de fora de muitas seleções sobre esse tema, esses materiais são muito importantes para que não haja distorções ou interrupções em seu áudio.
Para escolher um bom cabo você deve optar, quando possível, pelos que possuem fios mais curtos e aqueles que apresentam conectores de alta qualidade. Ao apostar em bons cabos de áudio, você consegue minimizar a interferência eletromagnética e a interferência de rádio frequência, eliminando chiados e zumbidos na gravação. Outro benefício dos cabos de boa qualidade é a redução de ruído de manuseio. Com isso, os movimentos ou toques acidentais no cabo durante a gravação são menos propensos a serem captados pelo microfone, deixando seu áudio mais limpo.
Os tipos de cabos necessários para um programa podem variar de acordo com os dispositivos que você está conectando. Por exemplo, se estiver utilizando microfones profissionais ou alto-falantes, será preciso utilizar cabos para conectá-los. Além disso, você pode precisar de cabos USB para eletrônicos e cabos HDMI para os equipamentos de vídeo. Cheque qual é a necessidade de cada equipamento antes de comprar.
Sugestões de cabos:
Como montar um set de podcast?
Para montar um set de equipamentos para gravar podcast, você vai precisar de uma série de equipamentos essenciais como microfones, câmeras, iluminação e fones de ouvido. Contudo, existem outras aquisições importantes como as ferramentas de gravação e edição. Softwares como Buzzprout, Podcastle e Descript são os melhores para que quer montar um podcast de sucesso.
Qual é a estrutura que um podcast precisa?
O primeiro elemento da estrutura de um podcast é o local onde será montado o estúdio onde ocorrerão as gravações ou transmissões. Depois será necessário adquirir diversos equipamentos. Entre os principais, estão: microfones, câmeras, iluminação e plataformas de gravação, como o Buzzprout ou o Podcastle.
O que é necessário para gravar um podcast?
Para gravar um podcast, o mínimo necessário é um microfone, uma câmera e alguma iluminação. Além disso, é importante ter um software de edição para ajustar, cortar ou adicionar efeitos ao podcast, como o Buzzprout. Fones de ouvido para monitoramento também são bastante necessários.
Qual o custo para montar um podcast?
O custo para montar um podcast vai depender muito do quanto você pretende investir, já que existem equipamentos para todos os tipos de espectativas e bolsos. Se você estiver buscando qualidade profissional, vai precisar investir em equipamentos melhores, o que pode custar desde 10 mil reais até mais de R$ 100 mil, dependendo dos itens, marcas e modelos escolhidos.
Como gravar um podcast em casa?
Para gravar um podcast em casa, escolha um local tranquilo e com o mínimo de ruídos externos. Pode ser útil usar cobertores ou cortinas para melhorar a acústica da sala. Configure seu microfone e conecte-o ao seu computador ou interface de áudio. Use um software de gravação, como o Buzzprout, para capturar tudo durante a gravação.
É possível ganhar dinheiro com podcast?
Sim, é possível ganhar dinheiro com podcast. Existem muitas formas de monetizar esse tipo de conteúdo. As formas mais populares são o patrocínio de empresas, a divulgação de links de afiliado, o pedido de doação de PIX, venda de produtos e a venda de conteúdo exclusivo por assinatura.