12 maneiras de ganhar dinheiro com podcast em 2023
Buscar maneiras de ganhar dinheiro com um podcast é natural para qualquer criador de conteúdo dessa área. Afinal, além de investir recursos financeiros para comprar ferramentas de podcasts com inteligência artificial, e diversos equipamentos como os microfones para podcast, também é necessário investir tempo para criar conteúdos de qualidade. Sendo assim, nada mais justo do que ser recompensado por isso, não é mesmo?
A boa notícia é que não é tão difícil começar a transformar o seu podcast em um negócio rentável. Nesse sentido, existem diversas formas de ganhar uma renda extra com seu podcast. Alguns exemplos são:
- Patrocínio;
- Assinaturas pagas;
- Programa de afiliados;
- Mentorias.
Porém existem diversas outras formas de monetizar com seu conteúdo. Por isso, neste artigo, vamos destacar as 12 melhores maneiras de ganhar dinheiro com um podcast. Algumas tendem a funcionar melhor quando você está começando e outras quando você está mais estabelecido e tem um público maior. Mas não se preocupe que vamos esclarecer cada uma delas.
É possível ganhar dinheiro com podcast?
A resposta é sim, mas que você precisará trabalhar duro para ver os primeiros resultados chegarem. Por isso, antes de pensar em ganhar dinheiro com o seu podcast, foque em criar bastante conteúdo que agregue valor para as pessoas. Dessa forma, não pense que será da noite para o dia que você conseguirá obter uma boa renda com podcast.
No meio da sua jornada, ao conquistar um público qualificado, você pode implementar diversas formas de monetização eficazes. E, como acreditamos que qualquer profissional, seja ele grande ou pequeno, merece ganhar uma boa renda com o seu trabalho, vamos lhe apresentar as 12 maneiras de ganhar dinheiro com podcast. Com este conteúdo, você conseguirá transformar a sua paixão em algo rentável.
Antes de começarmos nossa lista com as 12 maneiras de ganhar dinheiro com um podcast, aproveite para conferir nossa seleção com as 10 melhores câmeras para podcast.
1. Patrocínio
Abrindo a nossa lista de 12 maneiras de ganhar dinheiro com podcast, está o patrocínio. Além de ser lucrativo, ele requer pouca contribuição da sua parte. Outro fator importante é que ele o leva a ter uma parceria com a empresa, o que pode te ajudar a ter uma renda garantida por alguns meses.
Embora seja possível que criadores pequenos sejam notados pelas grandes marcas, essa modalidade pode ser mais eficaz para programas que já possuem uma grande audiência. Isso ocorre porque quanto maior for o seu público, maior será a chance de uma empresa investir em seu podcast.
Existem várias agências de publicidade especializadas em podcasts, que auxiliam os podcasters a se conectarem com anunciantes. Essas agências cuidam de toda a negociação e administração em troca de uma taxa. No caso de cobrarem taxas baixas, algumas agências podem ser uma boa ponte para a sua empresa, para que você receba exatamente o que foi acordado.
Outro componente que não pode faltar em seu podcast são os headphones. Por esse motivo selecionamos para você os 12 melhores fones de ouvido para podcasters e streamers. Ahh, e se você tiver alguma dúvida sobre qual escolher, conheça essas 16 dicas para escolher um bom fone de ouvido.
2. Assinaturas pagas
Se você possui um nicho de podcast educacional, pode optar por oferecer planos de assinatura para lucrar com o seu podcast. Essa abordagem de monetização é muito eficaz para fazer seus espectadores se sentirem privilegiados ao obter acesso exclusivo a um conteúdo especial. Nesse cenário, todos saem beneficiados: você com o dinheiro e sua audiência com um produto de qualidade.
Além disso, para os podcasters que valorizam sua independência e preferem não depender de parcerias com marcas, estabelecer um programa de assinatura é uma maneira inteligente de preservar essa autonomia. E se você já possui um histórico de sucesso com anúncios lucrativos, poderá oferecer uma opção livre de publicidade aos membros do seu programa.
Quanto às ideias para conteúdos exclusivos para assinantes, você pode realizar sessões de perguntas e respostas. Outra opção é oferecer tutoriais e soluções para problemas comuns que sua audiência possa ter. Considere também a possibilidade de desenvolver produtos que façam com que seus assinantes se sintam mais próximos de você, para que em futuros lançamentos eles estejam mais propensos a realizar compras.
3. Programa de afiliados
O programa de afiliados também merece presença em nossa lista de 12 maneiras de ganhar dinheiro com um podcast. Nessa modalidade, você pode compartilhar o link de um produto com sua audiência e ganhar uma comissão por cada venda realizada. Um cuidado que você deve ter nessa modalidade é na hora de observar se a empresa fornece um link simples, fácil de ser comunicado e compreendido pelos seus espectadores.
Para obter os melhores resultados caso decida fazer o programa de afiliados, foque em promover produtos ou serviços que você utiliza ou conhece bem, para que possa falar com sua audiência de maneira autêntica. Além disso, você pode mencionar de forma natural um produto ou serviço ao fornecer seu conteúdo regular.
Dentre as plataformas que possuem link de afiliados estão a Amazon Afiliados, que oferece os mais variados produtos, Hotmart, que possui cursos que podem ser atrativos para seu público, e a Nuvemshop, nome muito conhecido no meio do e-commerce. Ter um blog WordPress também é útil, pois pode trazer mais informações sobre os produtos e serviços que você menciona em seus conteúdos.
4. Cursos
Investir na construção de um curso pode ser muito importante para a monetização do seu podcast. Isso porque, no geral, os custos de produção não são muito altos e o retorno pode ser muito bom se você já tiver um conteúdo que agregue valor à vida de seus ouvintes. Certamente você já viu algum criador com um trabalho tão bom que só dele anunciar que irá lançar algo, você já pensa em comprar. Seja você esse criador também.
Ter uma lista de e-mails é uma grande ajuda para informar seu público sobre o curso, pois ela pode auxiliar a reforçar o que já foi feito em seu podcast. Outra opção para promover seus cursos é utilizar uma plataforma de webinar, onde você pode mostrar o valor do que oferece e, no final, disponibilizar o curso. Essa estratégia funciona bem, pois as pessoas se envolvem e interagem diretamente com você ao vivo.
Se você for um podcaster grande, pode contar com isso a seu favor, principalmente se estiver sem ideia do tipo de curso que irá fazer. Use sua experiência para ensinar criadores menores a crescerem com um trabalho dedicado de iniciação ao podcasting e estratégias para alavancar nessa área. Agora, se você ainda está iniciando, mas já conta com uma boa audiência, use sua expertise em determinado assunto para produzir um curso a respeito.
Conheça também nossa lista de sugestões de como montar um setup barato para fazer live ou podcast.
5. Mentorias
As mentorias também merecem um espaço em nossa lista de 12 maneiras de ganhar dinheiro com um podcast. Elas podem ser mais úteis para um público mais jovem ou com pouco tempo disponível que não tem tempo para um curso. Você pode oferecer mentorias curtas com dois encontros semanais durante três meses.
Mas é claro, trabalhe bem sua autoridade na área na qual irá oferecer o serviço, para que seu público sinta interesse em adquiri-lo. Invista em bons programas que mostrem que você domina o assunto e faça a divulgação da mentoria de forma consciente. Busque sempre deixar claro para sua audiência que, com você, eles terão a opção de receber uma orientação individualizada e tirar dúvidas de forma mais rápida.
Desde a mentoria de carreira até a mentoria em saúde e bem-estar, você conseguirá encontrar seu nicho e fazer desta mais uma forma de monetizar seu podcast. Às vezes, com apenas poucos mentorandos, você já consegue um valor significativo que não conseguiria em um curso. Isso ocorre porque, como o conteúdo é muito mais personalizado, você pode cobrar valores maiores por oferecê-lo.
6. Doações
Pedir doações aos seus espectadores pode ser a forma mais fácil e direta de ganhar dinheiro com o seu podcast. Pessoas que assistem sempre seus conteúdos podem se sentir à vontade para ajudar, para que você se sinta mais motivado. Por isso, não tenha vergonha de pedir doações que ajudem a manter seu podcast no ar. Mas também não deixe de oferecer diversas formas para que esse incentivo seja realizado, seja através de PIX, PayPal e até criptomoedas. O importante é receber as doações.
Existem diferentes maneiras de solicitar apoio financeiro dos ouvintes para o seu podcast. Além dos pagamentos únicos, você também pode utilizar ferramentas para solicitar doações pontuais. Outra abordagem é o crowdfunding, que difere um pouco das doações, mas ainda envolve a contribuição dos fãs para apoiar o podcast. Geralmente, os criadores lançam campanhas de crowdfunding para financiar o lançamento de um novo produto ou série.
O que você nunca deve deixar de lado na hora de pedir as doações é a sua transparência. Por isso, sempre informe aos seus ouvintes a razão de estar pedindo esse apoio e como ele será útil para o desenvolvimento do seu podcast. Por exemplo, se adquirir um microfone novo com as doações, você pode fazer um conteúdo para suas redes sociais mostrando o unboxing e comunicar isso aos seus ouvintes, para que eles possam ver onde você está investindo o dinheiro recebido.
7. Conteúdo premium
O conteúdo premium pode ser personalizado de acordo com as suas preferências. Algumas dicas para você implementar são as entrevistas exclusivas e o acesso antecipado a um novo trabalho. Faça uma pesquisa com a sua audiência e veja quais são os conteúdos pelos quais eles estariam dispostos a pagar. Além disso, considere criar uma comunidade no Telegram ou WhatsApp para receber feedback sobre o que as pessoas estão achando do seu conteúdo premium.
Para agregar ainda mais valor a esse produto, você pode organizar eventos para reunir os seus melhores fãs. Caso não tenha recursos financeiros para investir nisso no momento, você pode optar por encontros virtuais em plataformas como o Zoom, ou encontros presenciais em uma cafeteria ou barzinho em uma sexta-feira. Dessa forma, você se aproxima ainda mais da sua audiência e pode conseguir vender outros lançamentos para eles.
Você também pode oferecer produtos físicos aos assinantes de conteúdo premium, como camisetas, bonés, xícaras ou mochilas, para fortalecer a sua comunidade. Peça a eles que te marquem nas redes sociais também, pois isso pode fazer com que pessoas próximas a eles fiquem sabendo dos produtos que você oferece em seu podcast e possam ser influenciadas a comprar também.
8. Venda seus produtos
Se existe algo que os fãs adoram, são os produtos relacionados ao seu ídolo. Não é à toa que celebridades vendem as mais variadas mercadorias e você pode fazer isso também em sua jornada de maneiras de ganhar dinheiro com um podcast. Embora você possa começar a vender esses produtos de marca a qualquer momento, é preferível esperar até ter um número suficiente de ouvintes dedicados para justificar os custos.
Quando estiver pronto para oferecer produtos ao seu público, você tem muitas opções, como camisetas e bonés. No entanto, tente furar a bolha e pensar em produtos disruptivos e diferentes que sua audiência não encontre em qualquer lugar. Com isso, você terá muito mais chances de vender e obter lucros. Mas não pense apenas em colocar dinheiro no bolso e cobrar um preço exorbitante. Seja justo para que suas vendas ocorram melhor.
O que também pode ajudar as suas vendas é fazer o público se sentir parte do seu processo de lançamento. Por isso, pergunte a eles quais tipos de itens gostariam que você vendesse. Use suas redes sociais para isso também. Além disso, faça sorteios do que irá vender para que sua audiência se envolva mais com você.
9.Publique um e-book
Sem dúvida, um livro é uma das melhores formas de mostrar que você é uma autoridade em determinado assunto. No entanto, ele também pode ser uma das maneiras de ganhar dinheiro com um podcast. Nesse sentido, você pode criar um e-book sobre o seu nicho ou simplesmente transformar o seu programa em um livro. A vantagem da segunda opção é que, se você produz podcasts regularmente, já pode ter material suficiente para escrever um livro, mesmo que seja necessário fazer algumas modificações. O processo será mais rápido.
Outra vantagem de publicar um livro é que você consegue ter visibilidade em blogs e no mercado literário. Isso pode ajudá-lo a alcançar uma audiência maior para seu podcast. Livros também costumam ter um conteúdo atemporal, o que pode atrair tanto novos ouvintes quanto os antigos. Considere também adicionar produtos de brindes para quem adquirir o seu livro, para ter mais chances de vender.
Caso você produza um conteúdo mais técnico, um e-book também pode ajudar a sua audiência a se aprofundar nos tópicos discutidos no seu podcast. Sendo assim, enriqueça a experiência do seu público com a publicação de um e-book.
10. Distribua seu podcast no YouTube
Ao adicionar seu podcast no YouTube, você pode participar do Programa de Parcerias do maior site de compartilhamento de vídeos do mundo. Nele, você irá gerar receita e ainda receber suporte para criadores. Coloque seus podcasts regularmente para que possa alcançar um grande público. Afinal, para começar a monetizar, você precisa ter pelo menos 1.000 inscritos e 4 mil horas assistidas no período de um ano.
Uma dica para conseguir isso é editar seus podcasts. Além de postá-los na íntegra, faça cortes para que as pessoas vejam as partes mais interessantes. Os shorts do YouTube são o formato que atraem mais visibilidade, então use e abuse deles. Você também pode criar uma edição diferenciada com uma imagem de fundo junto ao arquivo de áudio, caso seu podcast não seja em formato de vídeo.
Outras formas que o YouTube oferece para seus criadores monetizarem são: anúncios na página de exibição, anúncios nos shorts e assinaturas. Você também pode utilizar a loja da plataforma para divulgar os produtos de seu podcast. Já a funcionalidade “Supers”, com o “Super Chat”, os “Super Stickers” e o “Valeu demais”, permite que você desenvolva engajamento com os fãs que te apoiam e ganhe dinheiro.
11. Faça parte de uma rede de publicidade de podcast
Existem algumas desvantagens quando se utiliza esse método para monetizar seu podcast. Uma delas é que você não conseguirá manter o conteúdo do seu podcast livre de anúncios, pois será necessário incluí-los. No entanto, caso deseje tornar esses anúncios o mais discretos possível, uma opção é incluí-los como anúncios finais do seu conteúdo.
As redes de publicidade de podcast estão disponíveis para conectar podcasts e marcas a um público-alvo em comum. Elas podem ser uma excelente maneira de monetizar seus streams. No entanto, elas podem exigir que você tenha um número mínimo de ouvintes regulares para participar, como por exemplo 1.000. Algumas redes de publicidade de podcast são: PodcastOne, AdvertiseCast, SXM Media e Megaphone.
Essas redes geralmente possuem parcerias com diversos anunciantes. Isso pode fazer com que você tenha acesso a oportunidades de publicidade maiores do que se estivesse tentando encontrar anunciantes por conta própria. E claro, você também não tem mais a dor de cabeça de fazer todo o gerenciamento de campanhas, pois as agências fazem isso por você.
12. Redes sociais
As redes sociais encerram nossa lista de 12 maneiras de ganhar dinheiro com podcast. Aposte nas plataformas mais populares para isso, principalmente se o seu público for composto pela geração Z ou millenials. Invista em cortes do seu programa em reels para o Instagram ou em vídeos para o TikTok.
No caso do Instagram, para ter direito à monetização, é necessário possuir uma conta comercial ou de criador de conteúdo. Você precisa ser maior de 18 anos e ter mais de 10 mil seguidores. Além disso, é necessário acessar seu Painel profissional, rolar a tela para baixo até ferramentas e tocar em Monetização. Ao lado de Anúncios no Reels, clique em Configurar para ajustar sua conta de pagamento.
Já no TikTok, você também precisa ser maior de 18 anos e ter pelo menos 10.000 seguidores. Para essa rede social, ao fazer os cortes, lembre-se sempre de deixar o conteúdo com mais de um minuto, pois vídeos abaixo desse tempo não são monetizados pelo TikTok. Mesmo que você ainda não tenha 10.000 seguidores nessas redes sociais, é bom que você vá colocando conteúdos para atrair uma audiência e que ela já fique acostumada com o seu formato de vídeo.
Como se ganha dinheiro com um podcast?
Você pode ganhar dinheiro com um podcast através de patrocínios e publicidade, onde empresas pagam para divulgar seus produtos. Além disso, muitos podcasters utilizam programas de afiliados para ganhar comissões, solicitam doações dos ouvintes, oferecem conteúdo premium por assinatura e vendem mercadorias relacionadas ao programa.
O que precisa para ganhar dinheiro com podcast?
A monetização de um podcast varia de acordo com o número de ouvintes, nicho de mercado, modelo de monetização, qualidade e frequência de conteúdo, e estratégias de marketing. Enquanto alguns podcasts pequenos podem ganhar apenas centenas de reais por mês, os maiores e mais populares podem alcançar dezenas ou centenas de milhares de reais mensais.
Quanto ganha um canal de podcast?
Contando com a renda da plataforma e outras formas de monetização, podcasts pequenos podem ganhar de R$ 0,00 a R$ 500,00 por episódio, enquanto podcasts medianos, com dezenas a centenas de milhares de espectadores, ganham algo entre R$ 500,00 e R$ 10.000,00. Já os grandes e populares, com milhões de inscritos, podem alcançar de R$ 10.000,00 a mais de R$ 100.000,00 por episódio.
Por que investir em um podcast?
Investir em um podcast é estratégico devido ao crescimento contínuo da audiência dessa mídia. Os podcasts permitem uma conexão profunda e pessoal com o público. Eles oferecem a capacidade de atender nichos específicos, diversas oportunidades de monetização e podem estabelecer o apresentador como uma autoridade em seu campo.
Quais são os podcasts mais ouvidos do Brasil?
Existem diversos podcasts populares no Brasil em diversos segmentos. Os mais assistidos são o FlowPodcast, PodPah, Inteligência Limitada, Ticaracatica e PrimoCast. Porém, existem centenas de outros podcasts que contam com uma boa audiência em solo nacional.