Se você realmente gosta de ouvir músicas offline e quer ter um blog sobre isso, podendo também trabalhar pela internet enquanto gera uma renda extra, a opção de aprender como criar blog de música é ideal.
Siga lendo o nosso artigo e aprenda agora mesmo como criar o seu próprio blog pra compartilhar seus pensamentos sobre o assunto.
1. Por que criar um blog?
Se você está afim de criar blog de música, certamente pretende que ele tenha sucesso e te ajude a ganhar dinheiro extra. Mas, antes de começarmos a te explicar como fazer isso, vamos te dar algumas ideias do que você ganha ao criar um blog.
Ter um blog te dá visibilidade
Caso você seja dono de uma loja física, de um e-commerce, ou um influenciador que faz marketing de produtos de música, por exemplo, criar um blog é uma alternativa muito boa se quiser ser ainda mais conhecido pelo que faz, podendo criar um público consistente.
Quando você produz conteúdos realmente bons, os seus leitores irão no mínimo pensar que os seus produtos refletem a qualidade do que viram, o que aumenta a chance deles comprarem o que você vende.
E, além disso, o seu público fiel vai se sentir confiante de que está fazendo uma recomendação boa para seus amigos quando falar de seu blog, o que fará de sua marca ainda mais conhecida por aí!
Ter um blog te dá credibilidade
Se você quer que as pessoas ao lerem seu nome pensem em alguém que realmente entende de assunto, criar um blog de música bastante reconhecido vai te ajudar. Isso se dá porque quem acompanha seus conteúdos só faz isso por supor que eles são escritos ou gerenciados por alguém que realmente entende do assunto – no caso, você;
Ter um blog ajuda em seu comércio
Muitos pequenos empresários tem problemas em alcançar o público e, como opção para fazer exatamente isso, ter um blog é ideal, tanto para vender mais (já que dá para associar uma loja virtual a blogs) quanto para aumentar a sua exposição.
Contudo, para que você consiga isso, alguns pré-requisitos devem ser preenchidos: o seu blog tem que ser muito bem feito, os conteúdos precisam ser da mais alta qualidade e você precisa manter uma frequência de publicações.
Essas três coisas, se associadas aos seus produtos serem realmente bons, garantirá que quem já lê o seu blog siga lendo e ajude a espalhar ele, passando o link para amigos e conhecidos.
Ter um blog pode te ajudar (pessoalmente)
Outro excelente benefício de criar blog de música, ou de qualquer assunto, é que ele pode se tornar uma excelente ferramenta para ajudar com diversos problemas que você pode ter.
Por exemplo, um blog ajuda o seu redator a se comunicar por escrito mais eficientemente, a melhorar a qualidade do que escreve de uma maneira contínua e ajuda a desenvolver a capacidade de raciocínio.
Além disso, também te ajuda muito a aprender como realizar as melhores buscas nos serviços de pesquisa, já que não só é necessário buscar algo para cada artigo como também é preciso saber como esses serviços funcionam para que seu blog tenha um bom alcance.
Criar um blog pode ajudar outras pessoas
Se você extrai prazer de ensinar ou de ajudar, outro fator muito legal de blogs é que, por meio dele, é possível elucidar dúvidas de muitas pessoas, sobre quase qualquer assunto. No seu caso, é claro, serão questões relacionadas à música, mas mesmo esse tópico é muito abrangente.
2. Como criar blog de música?
O processo de criação de um blog de qualquer tipo é algo que requer bastante envolvimento seu. De maneira geral, para criar um blog de sucesso é necessário que você escreva sobre algum assunto que realmente gosta, em áreas que você se dá bem.
Além disso, tem que ser numa plataforma que você entenda o funcionamento. Nesse artigo, iremos abordar o WordPress.org, uma das melhores para isso, mas se você tem alguma outra em mente, siga em frente.
O tráfego tem diversas fontes, podendo vir de maneira orgânica, sem o seu envolvimento vir de redes sociais, de links ou de várias outras fontes. A estratégia de marketing e de expansão deve existir desde o começo para que você chegue em algum lugar.
3. Decida qual será seu foco
Já foi decidido: você vai criar blog de música. Contudo, música é uma área extremamente ampla, com diversas subcategorias e subdivisões. Portanto, você deve escolher onde quer começar a escrever, sobre que tópico mais específico, levando em consideração a demanda e a competição.
Para escolher o foco certo é preciso levar em consideração algumas coisas:
- O quanto você gosta do assunto? Se decidir escrever sobre algo que não gosta, só irá se frustrar.
- Quanta competição você vai ter? Se decidir escrever um blog sobre notícias de música, tem que manter em mente a quantidade de outros blogs do mesmo tipo existem. Um exemplo bastante comum de artigos são sobre apps para ouvir músicas offline.
- Você tem alguma loja ou marca pré-estabelecida? Caso tenha, pode ser realmente bom pelo menos escrever alguns artigos relacionados. Por exemplo, se vende instrumentos musicais, ter artigos de review e comparação deles vai ajudar seus consumidores a comprar e você a vender.
- Existe algum nicho musical que você queira focar? Lembre-se: Um blog mais focado em determinado nicho, como Raggaeton Norueguês, por exemplo, pode atrair um público mais fiel e você pode alcançar um público mais específico que se identifique mais com a sua mensagem.
4. Escolha onde vai criar seu blog de música
Mesmo que você já tenha uma plataforma para criar sites escolhida, é recomendado conferir as que selecionamos aqui para levar elas em consideração. As três mais comuns são o Blogger, o br.WordPress.org e o br.WordPress.com
- Blogger: O Blogger é a mais antiga de todas as ferramentas para criar sites, tendo sido criada em 1999. É até hoje um dos melhores e mais usados sites para criar sites, sendo o lugar por onde a maioria começa. Contudo, oferece poucas opções de escalação e é bastante limitadora.
- br.WordPress.com: Essa é a versão paga do WordPress, que é a plataforma mais usada internacionalmente, responsável por mais de 28% dos blogs online. Assim como o Blogger, é uma plataforma própria e conta com os mesmos problemas: pouca escalação e muito limitadora.
- br.WordPress.org: Por fim, a versão gratuita do WordPress, que é a que recomendamos. Por meio dela, você tem acesso à todas as ferramentas da versão paga, mas se torna necessário que você tenha conhecimentos mais técnicos. Além disso, tem que comprar um domínio e escolher um servidor de hospedagem.
Ou seja, se você quer um blog pequeno e não pretende nunca expandi-lo, o br.WordPress.com ou até o Blogger são boas opções. Contudo, se você tem planos futuros de que seu blog se torne algo grande, usar o br.WordPress.org é o ideal.
5. Escolha o domínio
Agora que decidiu onde vai criar o blog, você tem que escolher qual o domínio que vai usar para ele antes de poder seguir a criação.
Quando você criar blog de música, o domínio vai ser a maneira com que ele vai aparecer na internet, unido a alguma extensão como “.com.br”, “.com” ou “.net”. Cada extensão tem algum propósito específico e diferente.
Por exemplo, “.com.br”, chamada de ccTLD (country code top-level domain, ou domínio de topo de código de país), indica que o site é originário do Brasil.
Agora “.com”, “.net”, “.org” são chamadas de gTLD (generic top-level domain, ou domínio de topo genérico) e não apontam nenhum país. Caso queira as usar, é necessário que você determine no console de buscas em qual país o site será indexado, para quais usuários os resultados vão aparecer.
Para escolher o domínio, sites como o registro.br são recomendados para ver se ele ainda está disponível e o seu valor. Caso a extensão que quer usar não seja nacional, o Hostgator é o site indicado para isso.
Ao criar blog de música e decidir o domínio, é bastante aconselhado que você siga algumas diretrizes. São elas:
- O domínio deve ser fácil de lembrar, curto e simples;
- Não deve ter duas letras iguais juntas. Por exemplo, evite “musicaatual.com.br”, pois isso pode confundir muito a leitura.
- Ninguém lembra de nomes longos e muito menos querem escrevê-lo. Evite “TudoSobreMusicaNaAtualidade.com.br”, preferindo “atualmusica.com.br”.
- Não use marcas registradas no domínio, como Facebook, Google, Apple ou Microsoft nele.
6. Escolha o serviço de hospedagem
Sites e blogs bons precisam de serviços de hospedagem excelentes, já que eles oferecem a garantia de que seu blog nunca vai ficar fora do ar nem vai ser infectado por vírus.
Ou seja, serviços internacionais, como o como o Hostinger, são os mais recomendados, já que são os mais confiáveis e mais bem estabelecidos no mercado. O Hostinger é um dos mais em conta e pode ser encontrado por meio do link.
7. Instale o WordPress
Chegamos, finalmente, a um dos passos mais importantes em criar blog de música: aprender a instalar o WordPress no serviço de hospedagem que assinou.