Realizar suas próprias aulas online pode ser uma boa maneira de transmitir seu conhecimento sem a necessidade de se inscrever para trabalhar em cursos. Porém, enquanto nos cursos físicos pode ficar focado no conteúdo das aulas, isso muda de figura ao realizar webinários. Também é necessário pensar em como irá promovê-lo, quais são os melhores canais e como utilizá-los. Uma das melhores maneiras para conseguir participantes é utilizando o email, assim como as redes sociais. Para isso, reunimos algumas dicas de como usar email marketing para webinários, permitindo assim que promova suas aulas online e consiga mais participantes!
Observação: Esse artigo leva em consideração que já possui uma lista de emails para o envio dos convites para webinário. Para conhecer ferramentas de email marketing para aplicar as dicas desse texto, não deixe de conferir nossa lista de recomendações.
Por mais que o email seja uma ferramenta para comunicação com menos distrações do que as mídias sociais, por exemplo, isso não significa que todos possuem suas caixas de entrada limpas. Por isso, também é necessário criar convites que capturem a atenção de um destinatário. É importante que preste atenção especial em seu nome de recipiente – que não deve ser um nome geral como “Contato” ou “Noreply” – e na linha de assunto, já que serão os primeiros contatos do destinatário com seu conteúdo.
No nome, é possível ter sucesso colocando o seu ao lado do nome de seu webinário ou da companhia que representa, dependendo de qual seja mais reconhecível por quem recebe o email. A linha de assunto, porém, é a mais importante, já que faz a diferença entre seu email acabar indo para a lixeira sem ser aberto ou um registro em seu webinário. Por isso, atente-se para que ele seja curto, indique como o seu conteúdo poderá resolver um problema, além de usar palavras de ação – como “registre-se aqui” – e tratar o destinatário pelo nome.
A não ser que esteja planejando um webinário surpresa, é bastante provável – e indicado – que envie mais de um email até a data de transmissão. O recomendado é que envie o primeiro convite cerca de duas semanas antes da apresentação. Enviar muito antes desse período pode ser esquecido facilmente e perto demais pode fazer com que seu webinário esbarre com algum outro compromisso previamente marcado, atrapalhando sua estratégia de email marketing para webinários.
Como ponto de partida, deve conter a maior quantidade de conteúdo, trazendo o maior número de informações sobre o conteúdo que deseja transmitir. Nele, deverá tentar responder questões gerais que alguém teria ao receber um convite, como o propósito do webinário e quais problemas ele busca resolver. Vale lembrar que, além disso, é importante colocar a data e horário do webinário e uma chamada para ação, com link para registro (ou compra, caso seja pago) ao final do email.
Após o envio do primeiro convite, o ideal é que envie um lembrete entre 1 a três dias antes da exibição do webinário. Não é necessário que contenha todas as informações do que enviou anteriormente – tampouco que seja uma cópia dele -, embora ainda seja ideal colocar algumas informações básicas como data e horário, uma descrição simples e quem irá apresentá-lo.
É possível segmentar sua lista e enviar emails personalizados de acordo com as ações tomadas pelo destinatário no primeiro email. Por exemplo, enviar um modelo apenas lembrando a alguém que já se registrou anteriormente e um outro com uma chamada para ação, lembrando que a data do webinário está próxima, criando um senso de urgência para que faça o registro de imediato.
Por fim, nossa recomendação é que programe um terceiro email para toda sua lista alguns minutos antes do webinário começar. Este ainda deve ser ainda mais curto, apenas informando que a apresentação está para começar em breve, incluindo um link para quem ainda não se registrou, como pode ver no exemplo abaixo:
Após a apresentação do webinário, é ideal que retome o contato com os participantes, enviando uma espécie de email de agradecimento. Nele, inclua um resumo do que foi abordado e como foi a participação, destacando perguntas e momentos importantes. Também é uma boa prática enviar uma versão gravada do webinário para quem se registrou, inclusive aqueles que não conseguiram participar.
Por fim, estimule os participantes a darem sua opinião sobre o conteúdo apresentado e sugestões de como ele pode melhorar. E claro, não perca a oportunidade de anunciar seus próximos webinários que podem ser úteis para o mesmo perfil de público. Isso ajuda não apenas a garantir a satisfação dos participantes, mas também a impulsionar suas chances de que retornem no futuro.
Encontre também no AppTuts:
Após a divulgação e promoção de sua aula online, chega a hora de apresentar seu webinário. Entre as plataformas disponíveis no mercado, indicamos o Loop Webinar, desenvolvida 100% em português com interface simples e suporte por chat online, que está disponível não apenas para responder dúvida mas também para guiar o usuário por todo o processo de criação. Saiba mais sobre o Loop Webinar clicando no link e não deixe de comentar como tem usado o email marketing para webinários!
Em um mundo cada vez mais digitalizado, a cibersegurança na gestão de pessoal tornou-se uma… Read More
Klondike: O Clássico Klondike é a versão mais tradicional e conhecida do Solitário, frequentemente encontrada… Read More
O PDF é um formato de arquivo que inclui textos, imagens, hiperlinks e outros elementos… Read More
Se você está em busca de uma maneira de simplificar o seu trabalho e impulsionar… Read More
Saber qual é o melhor editor de vídeos e fotos online para Mac é um… Read More
Existem várias razões pelas quais se procura como ganhar dinheiro em Portugal, seja para planear… Read More