20 Maiores ecommerces do Brasil em 2023
Seja pela conveniência ou pela variedade, o brasileiro, definitivamente, ama fazer compras pela internet. Por esse motivo, existem incontáveis plataformas de ecommerce em atuação no Brasil, como os sites para comprar da China. Porém, a maior parte dessas lojas são sites internacionais com operações em nosso país, ou com versões traduzidas para o português do seu site oficial. Você sabe dizer quais são os maiores ecommerces 100% nascidos no Brasil?
Embora entre os principais ecommerces visitados pelo brasileiro existam muitos sites gringos, alguns dos mais populares da internet foram fundados aqui em nosso país, como esses:
- Magazine Luiza
- Americanas
- Kabum
- Marisa
Neste artigo vamos conhecer os 20 maiores ecommerces do Brasil que concorrem com lojas online internacionais de todo o mundo pelo domínio desse segmento em nosso país.
Como saber se um ecommerce brasileiro é confiável?
Para determinar a confiabilidade de uma loja online, primeiro, pesquise sobre sua reputação. Existem diversos sites que coletam avaliações de clientes, como o Reclame Aqui e o Proteste. As lojas mais confiáveis também precisam oferecer várias formas de pagamento, incluindo cartões de crédito, boleto bancário e opções de pagamento digital, como o Pix.
Outro requisito importante é oferecer um bom atendimento, seja por chat ou área de central de ajuda. Certifique-se que o ecommerce utilize uma solução realmente profissional para não ficar na mão se precisar de atendimento. Entre os melhores chats online para site e ferramentas de suporte ao cliente, podemos destacar:
Uma loja online também deve contar com bons profissionais para garantir o sucesso de suas operações, como, por exemplo, o auxiliar de ecommerce.
Agora, vêm com a gente para descobrir os 20 maiores e mais confiáveis ecommerces do Brasil para fazer suas compras pela internet.
1. Magazine Luiza
Iniciando nossa seleção de maiores ecommerces do Brasil, temos o Magazine Luiza, que tem se estabelecido como uma potência no varejo brasileiro, com vendas expressivas tanto em suas lojas físicas quanto online. No Magazine Luiza é possível encontrar praticamente de tudo, partindo de produtos de beleza e vestuário até eletrônicos e celulares.
Esta gigante do varejo, fundada em 1957 em São Paulo, por Luiza Trajano Donato, cresceu a partir de uma pequena loja de presentes na cidade de Franca. Porém, hoje ela é uma das maiores redes de varejo do país, acumulando um impressionante volume de 118 milhões de acessos mensais em sua plataforma online.
Um dos principais motivos desse sucesso do Magazine Luiza é o foco em marketing, tecnologia e aquisição de plataformas digitais. A empresa é dona de várias lojas e canais populares na internet como o Netshoes e o CanalTech.
A empresa também é conhecida por seu compromisso com a responsabilidade social, promovendo a diversidade e inclusão no local de trabalho e liderando na promoção de mulheres a posições de liderança.
E para pagar menos nas suas compras na internet, conheça esses hacks de compras online para economizar dinheiro.
2. Casas Bahia
Casas Bahia é uma marca de lojas físicas bastante popular do varejo brasileiro que também tem forte presença no mundo digital, registrando um tráfego de 61 milhões de usuários mensais. Casas Bahia é uma empresa integrante do Grupo Via Varejo Marketplace, que também inclui nomes de peso como Pontofrio e Extra.
A plataforma oferece um grande catálogo de produtos, porém, ela é mais conhecida por suas ofertas de TVs e eletrodomésticos. Os consumidores podem navegar facilmente, e inclusive filtrar diversas categorias, incluindo móveis, informática e telefonia.
A Casas Bahia é conhecida por oferecer diversas opções de pagamento e financiamento com prazos de pagamento longos, sendo possível comprar produtos os dividindo em até 24 vezes por meio do cartão da Casas Bahia. A empresa também fornece uma seção de ofertas em seu site, onde é possível aproveitar grandes descontos.
Você também pode montar sua própria loja virtual. Aprenda os 12 passos essenciais para abrir um ecommerce.
3. Americanas
A Americanas é uma das mais populares empresas de varejo do Brasil, atraindo 60 milhões de visitantes mensais em seu site oficial. O seu catálogo é bastante diversificado, abrangendo diversas seções, desde utilidades para o lar até produtos de beleza. Com quase um século de atuação no varejo nacional, a empresa construiu uma grande confiabilidade junto a seu público, tornando seu site um dos preferidos dos brasileiros.
Há alguns anos, a Americanas abriu seu canal de vendas para vendedores externos através do Americanas Marketplace. Através desta ferramenta empresas de todos os tamanhos vendem seus produtos na plataforma acessando a base de clientes da Americanas, fortalecendo ainda mais a presença digital da marca.
A Americanas também é reconhecida por suas campanhas promocionais durante eventos especiais, como a Black Friday, o dia dos namorados e o Natal. Essas campanhas atraem um volume significativo de tráfego e impulsionam as vendas nesses períodos.
4. Netshoes
Seguindo com nossa lista de maiores ecommerces do Brasil, apresentamos a Netshoes, uma referência quando se fala em artigos esportivos no Brasil, registrando 31 milhões de acessos por mês em seu site oficial. A empresa inicialmente era uma loja física em São Paulo (SP), mas rapidamente se adaptou ao ambiente digital, tornando-se uma das pioneiras do ecommerce no Brasil.
A empresa, que também opera no México e na Argentina, se destaca pela oferta de um grande catálogo de produtos esportivos, incluindo calçados, roupas, equipamentos esportivos, acessórios para camping e equipamentos para uma variedade de esportes. A plataforma também vende produtos de beleza e moda relacionados ao esporte.
A Netshoes ampliou sua diversidade de itens ao funcionar também como um marketplace, permitindo que outros lojistas anunciassem e vendessem seus produtos através da plataforma. Esse modelo de negócio expandiu a quantidade de produtos disponíveis em seu site e reforçou seu posicionamento de mercado.
5. Lojas Renner
A Lojas Renner é outra gigante no setor de varejo de moda no Brasil, com 21 milhões de acessos mensais. A empresa tem atualmente 350 lojas físicas espalhadas pelo país e é dona de outras marcas, incluindo Camicado e YouCom. Fundada em 1922, a empresa começou como uma confecção de roupas, cresceu até se tornar uma das principais varejistas de moda do país.
Reconhecida por sua cultura de excelência no atendimento e qualidade de seus produtos, a Renner oferece uma experiência diferenciada em seu site oficial, agrupando seus produtos por estilos de vida, a fim de acolher a diversidade e as várias maneiras de ser de cada pessoa. Além de roupas, a Renner oferece acessórios, calçados, perfumaria, cosméticos e produtos para o lar.
O site da Renner é intuitivo e fácil de navegar, com várias categorias de produtos claramente definidas e opções de pagamento seguras para os clientes. A empresa também se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade e suas iniciativas para reduzir o impacto ambiental de suas operações.
Conheça também os 51 melhores aplicativos para ecommerce.
6. Dafiti
A Dafiti é uma empresa de comércio eletrônico com foco em moda e lifestyle. Fundada em 2011 no Brasil, a empresa rapidamente se expandiu para outros mercados, incluindo Argentina, Chile e Colômbia, e em nosso país registra 16 milhões de acessos mensais. A Dafiti oferece uma seleção de mais de 2000 marcas nacionais e internacionais, incluindo roupas, calçados, acessórios e produtos de beleza.
A Dafiti conquistou o selo Diamante da Ebit no mesmo ano de sua criação. Este selo é atribuído a plataformas de ecommerce que oferecem um alto nível de confiança, com avaliação baseada em feedbacks dos próprios clientes.
Com um forte compromisso em proporcionar uma experiência de compra personalizada, a Dafiti disponibiliza um site e aplicativo de fácil navegação com diversos filtros de busca, além de promoções frequentes. A Dafiti também oferece um marketplace para marcas e lojistas voltados para a moda.
7. Elo7
Elo7 é um marketplace bem diferenciado dos que já listamos até o momento, destacando-se por ser um ambiente de compra e venda de produtos com foco especial na valorização do trabalho artesanal e da criatividade. O site registra cerca de 15 milhões de acessos mensais e abriga aproximadamente 90 mil vendedores, servindo como uma espécie de shopping online que não permite produtos industrializados.
O Elo7 oferece produtos infantis, alianças, crochê, quadros e até mesmo produtos digitais, como designs de convites e padrões de costura. Compradores e vendedores podem interagir diretamente, seja para esclarecer dúvidas, solicitar personalizações ou discutir detalhes da entrega. É possível também realizar pesquisas específicas por artesãos ou categorias de produtos.
Consolidado como uma vitrine virtual para artesãos e pequenos empresários, o Elo7 atrai um público segmentado, evitando a competição direta com grandes corporações.
8. MadeiraMadeira
Continuando com nossa compilação de maiores ecommerces do Brasil, temos o MadeiraMadeira, fundado em 2009 e que consolidou-se como um dos principais marketplaces de produtos para casa no Brasil, disponibilizando desde móveis e eletrodomésticos até pisos e revestimentos. Atualmente, com 15 milhões de acessos mensais, oferece uma grande seleção de produtos para casa e decoração, junto com um atendimento ao cliente de alta qualidade.
MadeiraMadeira oferece mais de dois milhões de itens e conta com um time de 800 colaboradores. Em 2018 a empresa expandiu seu modelo de negócios para incluir um modelo híbrido que une ecommerce e marketplace. Além disso, MadeiraMadeira também dispõe de serviços financeiros e está presente no campo do varejo offline.
Um grande diferencial desse ecommerce é a Bulkylog, uma unidade de negócios responsável por gerenciar a operação logística de entrega de móveis. Com a Bulkylog, o Madeira & Madeira conseguiu diminuir 67% o tempo de entrega dos móveis, passando de 15 para 5 dias.
9. Kabum
O KaBuM! é uma referência no ecommerce brasileiro, sendo bastante conhecido pela venda de produtos de tecnologia focando no público gamer. Fundado em 2003, ganhou prestígio e confiança, atualmente contabilizando uma média 14 milhões de acessos mensais e tornando-se uma das plataformas mais recomendadas.
A empresa hoje trabalha principalmente como um marketplace, onde os vendedores anunciam e vendem seus produtos, com o KaBuM! facilitando o processo. Desse modo, o lojista é inteiramente responsável pela venda e entrega, o marketplace apenas viabiliza o espaço para anúncio das mercadorias.
No entanto, o KaBuM! também conta com um estoque com mais de 20 mil produtos. Em 2021, conquistou o primeiro lugar no prêmio Reclame Aqui, além de receber a certificação “Great Place to Work”.
10. Enjoei
O Enjoei é um ecommerce brasileiro que promove o consumo colaborativo. O nome “Enjoei” é inspirado na ideia de que os usuários podem vender itens dos quais “enjoaram”, permitindo que outros os comprem e reutilizem. Sua plataforma funciona como um marketplace, onde vendedores podem criar suas próprias lojas virtuais, vender produtos usados ou seminovos e negociar diretamente com compradores interessados.
Com tráfego mensal de 13 milhões de acessos, o Enjoei pode ser acessado tanto pelo aplicativo quanto pelo site, e oferece uma grande variedade de produtos, incluindo roupas, produtos de beleza, artigos de decoração, celulares, dispositivos eletrônicos e muito mais.
Um grande diferencial da plataforma é a adesão de diversos artistas e celebridades, que criam suas próprias “lojinhas” para vender produtos que não precisam mais, o que contribui para o sucesso da plataforma.
E se você “enjoou” da sua profissão, conheça os 23 melhores sites para montar a sua loja virtual e mudar de vida. Depois pesquise essas 10 ferramentas para criar lojas online.
11. Centauro
A Centauro é uma empresa que atua na comercialização de artigos esportivos, através de suas lojas físicas e pela sua plataforma online. Com sua estratégia omnichannel, a Centauro tem otimizado cada vez mais o volume de vendas do seu ecommerce, que hoje conta com 13 milhões de acessos por mês.
A empresa oferece produtos dos maiores fornecedores de artigos esportivos do mundo, sejam eles para futebol, natação, corrida, basquete, ciclismo, surfe, tênis, artes marciais, moda casual ou fitness.
A Centauro mantém parceria com marcas consagradas como Nike, Mizuno e Adidas, tendo em suas lojas seções exclusivas que são verdadeiras vitrines para essas marcas.
12. Marisa
A Marisa é uma rede de lojas de vestuário especializada principalmente em moda feminina. A empresa ficou famosa pelo slogan “De mulher para mulher”. Além de lojas físicas, a Marisa também tem bastante presença digital, com seu site oficial recebendo o tráfego de 10 milhões de acessos mensais.
A empresa também é bastante conhecida por sua seção de roupas íntimas, com foco de atuação voltado para mulheres da classe C de 20 a 35 anos. Mas não pense que a Marisa só comercializa produtos para mulheres. A plataforma também oferece outras opções de vestuário, como departamentos infantil e masculino.
Um diferencial interessante da Marisa é o seu serviço “Sua Medida”. Com esse recurso, o cliente pode inserir suas medidas e receber sugestões personalizadas de produtos que se adequem a seu corpo.
13. Fast Shop
Avançando com nossa relação de maiores ecommerces do Brasil, apresentamos o Fast Shop, uma rede brasileira de varejo focada na venda de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Com um tráfego médio de 8 milhões de acessos mensais, o site do Fast Shop é um dos ecommerces mais visitados do país. Tendo migrado para o varejo há mais de 30 anos, a empresa possui hoje mais de cem lojas, assim como centros de distribuição para a entrega.
Contudo, a Fast Shop começou a operar em 1986 como uma concessionária autorizada da Yamaha. Em 1991, a empresa deixou de vender motos para assumir a logística de entrega de eletrodomésticos aos contemplados das grandes administradoras de consórcio da época.
Em 1996, a Fast Shop passou por novas mudanças e começou a atuar como varejista, inaugurando sua primeira loja dentro de um shopping center, o Shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). No ano de 2000, a rede inaugurou seu site de vendas pela internet.
14. Kalunga
Kalunga é a maior rede de papelarias do Brasil, com mais de 220 lojas. Com forte presença também na internet, sua plataforma permite encontrar suprimentos para escritório, equipamentos de informática, material escolar e artístico, atendendo às necessidades tanto de consumidores individuais quanto de empresas.
O ecommerce da Kalunga é conhecido por fazer promoções relâmpago com descontos agressivos. Além disso, ao comprar no site o cliente pode escolher a entrega em domicílio ou retirada na loja.
A Kalunga conta com 147 lojas físicas em sua rede que comercializam mais de 12 mil produtos, de cadernos a impressoras. O seu ecommerce é fácil de usar e tem um bom atendimento ao cliente. Atualmente a Kalunga tem mais de 7 milhões de acessos mensais.
15. Colombo
Lojas Colombo é uma rede brasileira de varejo especializada na venda de eletrodomésticos e móveis, mas também celulares e produtos eletrônicos. Com um forte presença em todo o sul do país, com mais de 300 lojas, a Colombo tem também um dos ecommerces mais acessados do Brasil, com seu site registrando 6 milhões de acessos mensais.
A Colombo tem como pilares centrais o atendimento personalizado e a oferta de produtos de qualidade. Os vendedores são treinados para fornecer um bom atendimento, ajudando os clientes a encontrar produtos que atendam às suas necessidades.
Além disso, a empresa investe em marcas próprias, destacando-se a ARC, uma linha de malas criada em homenagem a Adelino Raymundo Colombo, fundador da loja.
16. Polishop
A Polishop é uma empresa multicanal de varejo, conhecida por oferecer produtos exclusivos e inovadores. Com uma grande rede de canais de comunicação, distribuição e vendas, a Polishop investe em uma estratégia de marketing multicanal, que engloba TV, internet, catálogo de produtos e uma extensa rede de lojas físicas.
Os comerciais da Polishop são irresistíveis e seguem o inconfundível padrão americano de publicidade, com demonstrações dos produtos, mostrando enfaticamente seus benefícios e como eles podem facilitar a vida cotidiana dos consumidores.
O fundador e CEO da rede Polishop é João Appolinário, investidor anjo e estrela da TV, sendo um dos apresentadores “tubarões” da versão brasileira do programa Shark Tank.
17. Submarino
Seguindo com nossa lista de maiores ecommerces do Brasil, apresentamos o Submarino, um site de varejo brasileiro criado em 1999, considerado um dos pioneiros neste segmento no Brasil. O ecommerce foi lançado simultaneamente no Brasil e na Espanha, e adotou o nome Submarino por ele fazer sentido nas duas línguas.
Essa loja online chegou a ser uma das maiores do país no passado. Para se ter uma ideia, em 2003 o site já disponibilizava cerca de 700 mil produtos, com mais de um milhão de clientes atendidos.
Desde 2006, com a fusão da B2W Digital com as Lojas Americanas, a Submarino passou a fazer parte do Grupo Americanas, se juntando às marcas Americanas, Shoptime, Ame Digital, SouBarato, entre outras.
18. Ponto (Ponto Frio)
Ponto Frio é uma grande rede de varejo, especializada na venda de eletrodomésticos, móveis e eletrônicos. A empresa não só tem uma forte presença em quase todos os estados brasileiros com suas lojas físicas, mas também opera um dos maiores ecommerces do país, o pontofrio.com.
O Ponto Frio é uma marca bastante respeitada entre os consumidores brasileiros, sendo muito conhecida pelos preços atrativos e opções de financiamento em várias parcelas.
A empresa foi adquirida em 2009 pelo Grupo Pão de Açúcar, e a partir da fusão com a Casas Bahia em 2010, passou a fazer parte do Grupo Via. Em abril de 2021 a empresa passou por um rebranding, passando a se chamar somente Ponto.
19. Extra
Extra é uma rede varejista formada por supermercados, minimercados e ecommerce. Tendo nascida como uma marca de hipermercados, o Extra hoje vende de pneus de carros até vídeogames em sua loja digital.
O site Extra.com.br oferece uma grande variedade de produtos como eletrodomésticos, eletrônicos, roupas e produtos de beleza, entre outros. O ecommerce também permite recarregar celulares, pagar contas e até mesmo vender produtos no seu marketplace.
A empresa também tem um site chamado ClubeExtra, que é um conceito moderno e prático de supermercado virtual. A marca Extra hoje também é administrada pelo Grupo Pão de Açucar.
20. Ricardo Eletro
Finalizando nossa seleção de maiores ecommerces do Brasil, temos o Ricardo Eletro, uma rede de lojas de varejo especializada em eletrodomésticos, pertencente ao grupo Máquina de Vendas. No entanto, seu portfólio vai além dos eletrodomésticos e conta com um amplo catálogo incluindo eletrônicos, móveis, produtos de beleza, roupas, calçados, entre outros produtos.
A marca ficou bastante conhecida em todo o Brasil por conta de suas propagandas efusivas tendo como principal personagem o próprio fundador e CEO, o empresário Ricardo Nunes. Sua presença nas propagandas ajudou a marcar a Ricardo Eletro na mente dos consumidores.
Em 2018, a Ricardo Eletro entrou com uma ação na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais. Porém, hoje, com a reestruturação da empresa, o site está de volta e o fundador Ricardo Nunes e seus familiares deixaram de fazer parte do quadro de acionistas do grupo.
Qual ecommerce vende mais no Brasil?
Entre os maiores ecommerces do Brasil, o que mais vende é o Mercado Livre, que conta com tráfego de 340 milhões de acessos mensais. Em apenas um trimestre de 2022, o Mercado Livre atingiu a receita líquida de R$ 2,6 bilhões, com 143 milhões de itens vendidos.
Qual ecommerce que mais cresce no Brasil?
A Shopee é a plataforma de ecommerce que mais cresce no Brasil. Sendo uma empresa chinesa, ela chegou em nosso país em 2019 e já é uma das mais acessadas por aqui. A Shopee conta com tráfego mensal de 124 milhões de acessos e é o terceiro ecommerce mais acessado no Brasil.
Qual é a loja mais famosa do Brasil?
O Magazine Luiza é a rede de lojas mais famosa no Brasil, com 1.339 lojas físicas localizadas em 21 estados do país, 35 mil funcionários e 23 centros de distribuição. O site do Magazine Luiza é um dos mais visitados, com um volume impressionante de 118 milhões de acessos mensais.
Qual a melhor plataforma de ecommerce no Brasil?
O melhor ecommerce do nosso país é a Americanas, que conta com um site intuitivo, com diversas seções e opções de filtros. A loja ainda oferece bastante segurança para suas compras, devolvendo seu dinheiro em caso de entregas não concluídas e intermediando disputas entre clientes e vendedores.
Qual é o maior ecommerce do mundo?
A Amazon é o maior site de compras do mundo e também o mais antigo, tendo sido fundado em 1994, quando praticamente ninguém ainda tinha internet em sua residência. O site é o 12º mais acessado do mundo, somando o número impressionante de 2 bilhões de visitas mensais.