Qual o melhor programa para converter PDF em Word?
O PDF é um formato de arquivo que inclui textos, imagens, hiperlinks e outros elementos visuais e técnicos. Como tal, trata-se de um documento híbrido, capaz de agregar uma série de informações de maneira simples. O seu tamanho costuma ser reduzido e a sua compatibilidade é praticamente total.
Apesar disso, nem sempre um arquivo no formato PDF é o que precisamos em um determinado momento. Isso significa que deve existir uma maneira de convertê-lo, a fim de que a extensão seja transformada em documento de texto do pacote Office (Word), em imagem ou outro formato digital.
Diante de tudo isso, surge a questão: como posso converter os arquivos PDF? Mais especificamente, como posso transformá-los em Word? O que não faltam são alternativas, entre aquelas mais simples e as mais complexas. Todas trazem funcionalidades úteis para uma série de tarefas, como conversões.
4 programas para converter PDF em Word
Para ajudar quem está procurando pelo melhor programa para converter PDF em Word, nós selecionamos 4 opções muito recomendadas: Adobe, Smallpdf, Soda PDF e I Love PDF. Cada uma das alternativas possui características distintas que a torna mais ou menos indicada aos que necessitam.
1 – Adobe
Nem todas as pessoas sabem, mas a própria Adobe, criadora da extensão PDF, possui um serviço de edição de documentos através da internet. Ele pede que os usuários criem uma conta na plataforma antes de começar a editar, mas os recursos possuem um tom “oficial”, por se tratar da própria marca.
Há também uma versão do editor de PDF da Adobe que pode ser baixada e instalada em um PC, mas essa funciona de maneira paga. Independentemente da sua escolha, qualquer dispositivo é capaz de abrir arquivos em PDF, mesmo que não possua o software da empresa criadora presente na máquina.
2 – Smallpdf
Quando confrontados com a questão “qual o melhor programa para converter PDF em Word?”, um dos nomes que vêm à cabeça é o do Smallpdf. De maneira simplificada, trata-se de uma plataforma online onde são hospedadas todas as principais ferramentas úteis aos arquivos, incluindo a conversão.
Por se tratar de um serviço online, isso significa que ele não pede a instalação em computadores ou via app em smartphones e tablets. Desde que esteja em um dispositivo com um navegador de internet, é possível acessar a plataforma e cumprir uma série de tarefas, da conversão até a edição de arquivos.
3 – Soda PDF
Assim como no caso da Adobe, a Soda PDF funciona nos dois espaços: como software baixado no seu computador e a partir de ferramentas hospedadas em um site oficial. O serviço foi lançado em 2011, com a versão mais recente do site e dos programas disponibilizados aos usuários em maio de 2022.
Dentre os recursos presentes, encontramos junção, compressão, conversão, redimensionamento, divisão, assinatura e outros. No caso da conversão em formatos de imagem, o Soda PDF traz opções de transformar documentos em PNG e JPG, duas das extensões digitais mais compatíveis e populares.
4 – I Love PDF
Até aqui você já percebeu como a maioria dessas alternativas atua, certo? O usuário acessa uma plataforma, envia o arquivo que tem em mãos e deseja converter e aguarda o processo ser concluído a partir da conexão que possui com a internet. Com I Love PDF, as coisas funcionam da mesma forma.
Apesar disso, não há opção de download e instalação, já que recursos do serviço são exclusivamente online. O site funciona em português e há a opção de se cadastrar para começar a converter arquivos, mas isso não é necessário para edições mais simples, seguindo todas as funções disponíveis no site.
O que considerar ao escolher o melhor programa de conversão de PDF em Word?
Diante de tantas opções de programa para converter PDF em Word, existem algumas coisas que precisa considerar. A primeira delas, e provavelmente a mais importante é: quais são seus objetivos? Isto é: por quais motivos vai usar um serviço assim? A reflexão ajuda a excluir algumas das alternativas.
Em seguida, você deve conferir os recursos disponíveis, dentre todas as possibilidades de edição de PDF. As melhores opções são sempre aquelas que entregam maior liberdade aos usuários, mesmo que nem todas as ferramentas de seu arsenal sejam imediatamente usadas para tarefas do seu dia a dia.
A complexidade do uso também é um fator que requer atenção, já que alguns programas e serviços são mais difíceis de usar do que outros. Usuários com pouca ou nenhuma experiência fazem bem em evitar ferramentas que precisam ser baixadas e instaladas em dispositivos móveis ou computadores.
Além de tudo o que foi mencionado até aqui, os programas de conversão proporcionam a independência no cumprimento de tarefas cotidianas profissionais, acadêmicas ou envolvendo outros espaços. Com poucos passos e sem conhecimento técnico avançado, consegue-se resolver problemas.