10 Melhores câmeras para podcast em 2023
Ao montar um podcast, além das ferramentas de podcasts com inteligência artificial e microfones para Podcast, a escolha de uma boa câmera pode ser determinante para a qualidade visual e o sucesso do projeto. Atualmente no mercado, existe uma grande variedade de marcas e modelos, que variam de câmeras compactas e acessíveis a modelos profissionais de alta qualidade, afinal esse é o equipamento mais caro de um podcast. Por isso, além de entregar uma boa qualidade, essa aquisição precisa caber no seu orçamento.
Entre os modelos de câmera com maior destaque para uso em podcasts, podemos recomendar esses:
- Canon EOS M200 (a mais barata)
- Nikon D5300 (melhor custo-benefício)
- Panasonic Lumix GH5 (melhor design)
- Blackmagic 6K (a mais cara)
Se você está procurando uma câmera com qualidade de imagem, facilidade de uso e conectividade, neste artigo você vai conhecer as 10 melhores câmeras para podcast, assim vamos ajudá-lo a encontrar a câmera que melhor se adapte às suas necessidades e ao seu bolso. Conheça também estas 14 dicas para criar podcasts de sucesso.
O que uma boa câmera para podcast deve ter?
Uma boa câmera para podcast precisa ter opções de conexão, como HDMI, USB ou SDI. A câmera deve ser simples de operar, permitindo que você se concentre no conteúdo do seu podcast em vez de se preocupar com a configuração do equipamento. Uma bateria espaçosa e uma grande quantidade de memória também são recursos apreciáveis em câmeras para podcast.
Com esses recursos a câmera não o deixará na mão no meio do processo de gravação e permitirão que você capture suas ideias mais interessantes sem se preocupar com a falta de espaço ou com a necessidade de trocar a bateria frequentemente.
Então, se você não está procurando webcams para transmissões ao vivo, mas câmeras profissionais, vamos explorar as 10 melhores câmeras para podcast disponíveis no mercado.
1. Canon EOS M200
Iniciando nossa lista de melhores câmeras para podcast, apresentamos a Canon EOS M200, uma câmera voltada para o uso em podcasts que oferece diversos recursos avançados. O sensor CMOS de 24.1 megapixels oferece alta resolução e imagens de grande qualidade. A opção de ajuste de ISO, que vai de 100 a 25600, permite gravação em qualquer tipo de iluminação.
A EOS M200 possui capacidade de gravação de vídeos em 4K a 24p e Full HD a 60p. Ela também oferece suporte ao vídeo na vertical e tecnologias integradas como o Wi-Fi e o Bluetooth. A Canon EOS M200 é uma câmera bem compacta. Isso é possível graças à ausência de espelhos. Quando uma câmera utiliza espelhos ela acaba ficando maior e mais pesada.
A câmera também conta com um Assistente de Filtros Criativos que permite alterar as configurações da câmera e ver os resultados em tempo real. A Canon EOS M200 ainda apresenta o recurso Auto-Retrato que permite que você faça ajustes de brilho, desfoque de fundo, tons de pele e muito mais. A tela sensível ao toque pode ser inclinada em até 180°. E para completar, a tecnologia de foco Dual Pixel AF CMOS fornece um foco rápido e preciso para vídeos, incluindo a habilidade de reconhecimento de olhos.
Para transmitir um podcast você vai precisar tem uma excelente internet. Saiba qual o mínimo de internet para fazer uma live ou um podcast.
2. Panasonic Lumix FZ80
A Panasonic Lumix FZ80 é mais uma uma opção que vale a pena considerar quando o assunto é podcast. A capacidade desta câmera de gravar vídeos em 4K a 30 fps e 100 Mbps torna-a uma excelente escolha para a produção de conteúdo em alta definição para podcasts. Além disso, ela permite alternar entre resoluções diferentes, como 1080p e 720p, todas em formato MP4, proporcionando flexibilidade na escolha da qualidade de imagem que melhor se adapta ao seu conteúdo.
Um dos aspectos que torna a Lumix FZ80 especial é a opção de compactação AVCHD quando gravando em 1080p, o que possibilita a criação de conteúdo enquanto mantém o tamanho dos arquivos sob controle. Entretanto, vale ressaltar que o autofoco (AF) desta câmera se baseia na detecção de contraste, o que significa que seu desempenho é otimizado sob boas condições de luz.
A Lumix FZ80 impressiona também pela sua incrível capacidade de zoom de 60x, tornando fácil capturar detalhes ou criar efeitos dramáticos durante a gravação do podcast. Além disso, esta câmera oferece um AF rápido e pode capturar imagens RAW a uma taxa de 10fps. O recurso de gravação em 4K/30fps permite a criação de conteúdo de alta qualidade. No entanto, a câmera não possui um visor eletrônico e a tela LCD traseira não é inclinável, o que pode limitar um pouco sua utilização.
Conheça também os melhores sites e ferramentas para hospedagem de vídeos online.
3. Sony Alpha A6600
A Sony Alpha A6600 é uma das principais escolhas para podcasts graças à sua combinação de qualidade de imagem, desempenho e versatilidade. Esta câmera vem equipada com um sensor APS-C e capacidade de gravar vídeos em 4K/30p, oferecendo resolução impressionante e detalhes precisos para as suas gravações de podcast. Seu recurso de AF de rastreamento em tempo real é uma verdadeira revolução, proporcionando uma transição suave do rastreamento de assunto para detecção de rosto e olhos.
A Sony Alpha A6600 é uma ótima opção para criadores de conteúdo visual devido à sua tela sensível ao toque que pode ser inclinada até 180 graus. Mas esta câmera não se limita apenas a gravar vídeos de alta qualidade. Ela também vem com um microfone e suporte para fones de ouvido, permitindo que você grave áudio de alta qualidade para acompanhar suas gravações de vídeo. Com o AF e a exposição automáticos ativados, a câmera pode chegar a uma velocidade de gravação de 11fps.
Um dos principais atrativos da Sony Alpha A6600 é a sua bateria tipo Z FZ1000, que permite longas sessões de gravação, uma qualidade valiosa para podcasters. A durabilidade e a longevidade da bateria a colocam à frente de muitas outras câmeras mirrorless mais caras. Além disso, o Alpha 6600 é equipado com um sensor de imagem CMOS Exmor de 24,2 MP e o mais recente processador de imagem Bionz X. Essas tecnologias fornecem melhorias na qualidade da imagem e no desempenho.
4. Blackmagic 6k
A Blackmagic 6K é uma câmera poderosa e usada pelos principais podcasts, devido à sua qualidade de imagem e suas características de alto nível. Equipada com um sensor HDR Super 35 de alta resolução e ISO nativo duplo, ela oferece uma qualidade de imagem profissional. O encaixe de lente EF é compatível com uma grande variedade de lentes, adaptando-se às suas necessidades.
Um diferencial importante desta câmera é sua tela de toque HDR ajustável, que proporciona uma interface intuitiva para configurações e controle. Os filtros ND integrados permitem um bom controle da exposição, enquanto a bateria de maior capacidade evita interrupções durante as gravações do podcast.
A Blackmagic 6K oferece a possibilidade de gravação de vídeos com uma resolução de até 50 fps, 6144×3456. Ela também proporciona uma edição mais fácil com a licença do DaVinci Resolve Studio e suporte para a captura do Blackmagic Raw a partir do sensor. Outro destaque é o suporte de áudio profissional, que inclui uma entrada mini XLR com alimentação phantom de +48V e quatro microfones embutidos.
Quer montar um podcast, mas não tem muita grana? Conheça as 10 coisas que precisa comprar num setup barato para fazer live e podcast.
5. Olympus Mark III
A Olympus Mark III é uma câmera poderosa que oferece um mundo de possibilidades para os criadores de podcast. A Olympus Mark III oferece a estabilização de imagem mais eficaz disponível, permitindo que você capture fotos e vídeos incrivelmente nítidos sem a necessidade de tripés, ideal para produções de podcast que exigem portabilidade e agilidade.
A Mark III é considerada uma das melhores câmeras para podcast por ser repleta de funcionalidades avançadas que auxiliam na conquista dos cenários de gravação mais desafiadores. Possui um joystick multi-seletor para rápida seleção de área AF, além de ser à prova de poeira, resistente à água e congelamento, com uma carcaça de liga de magnésio resistente ao clima. Sua habilidade de captura com resolução de 50 MP, aliada a um disparo contínuo de até 60 FPS, torna-a perfeita para cobrir cada momento de seu podcast.
Em relação ao desempenho em vídeo, a Olympus Mark III não decepciona. Equipada com um sensor Micro Four Thirds e montagem de lente, ela é capaz de gravar em Full HD 120p para cenas em câmera lenta, Full HD 1080p e HD 720p. Seu sistema de estabilização de imagem de 5 eixos assegura vídeos suaves e detalhados, mesmo quando se utiliza uma lente telefoto média e a câmera está sendo segurada à mão.
6. Nikon D5300
A Nikon D5300 também não poderia faltar em nossa lista com as câmeras para podcast. Ela é uma DSLR de alto padrão extremamente popular entre os profissionais e certamente faz jus à sua reputação. Com uma qualidade de imagem de 24,2 MP, a D5300 é a ferramenta perfeita para podcasters que buscam elevar o nível de suas filmagens. Esta câmera está equipada com um sensor CMOS de formato DX que oferece cores vibrantes e detalhes precisos.
Esta DSLR da Nikon apresenta a potente CPU EXPEED 4 que proporciona velocidade e precisão impressionantes, assegurando que você nunca sofrerá atrasos durante as gravações. Com uma reprodução de cores superior e uma eficiente redução de ruído, a D5300 cria uma experiência visual agradável para o público. A câmera também permite ajustar a sensibilidade ISO entre 100 e 12.800, o que a torna uma escolha versátil para diferentes condições de iluminação.
A Nikon D5300 é uma escolha de qualidade para podcasts, não só pelas suas capacidades de filmagem, mas também por suas características de conectividade. Com a funcionalidade WiFi integrada, a D5300 permite compartilhamento de arquivos facilitado e controle remoto da câmera. Além disso, é capaz de filmar em Full-HD a 1080/60fps, fornecendo clareza e fluidez às imagens.
Conheça essas 12 formas de ganhar dinheiro com lives e podcasts.
7. Canon EOS M50
A Canon EOS M50 tem se destacado como uma ótima opção para podcasts. Apresentando uma tela sensível ao toque totalmente articulada e um sensor APS-C de 24 MP, esta câmera é ideal tanto para os criadores de vídeo iniciantes quanto para os mais experientes. O fabricante equipou a EOS M50 com seu mais recente processador, o DIGIC 8, garantindo um processamento de imagem superior. Apesar de algumas limitações na gravação em 4K (4K/24p), essa câmera se destaca pela sua cobertura AF Dual Pixel expandida e várias opções de conectividade.
A Canon conseguiu incorporar um conjunto impressionante de recursos em um corpo compacto. Um dos pontos mais fortes da EOS M50 é seu visor preciso, que proporciona uma visualização clara e detalhada do que está sendo capturado. A câmera também vem com uma lente de 15-45 mm, no entanto, para aproveitar ao máximo essa câmera, seria aconselhável investir em uma lente mais potente.
Para podcasters, a EOS M50 Mark II da Canon é uma ferramenta multimídia excepcionalmente versátil, com recursos avançados para fotos e vídeos. Equipada com um sensor CMOS APS-C de 24.1 MP e um processador de imagem DIGIC 8, a M50 Mark II suporta gravação de vídeo UHD 4K a 23.98 fps, Full HD 1080p60 e HD 720p120, tornando-a ideal para a captura em câmera lenta. Com aprimoramentos na velocidade e na precisão do Dual Pixel CMOS AF e os modos de foco de Detecção de Olhos e Detecção de Rosto, a M50 Mark II garante que os assuntos estejam sempre em foco.
8. Sony FDR-AX43
Seguindo com nossa seleção das melhores câmeras para podcast, temos a Sony FDR-AX43 que é mais uma opção profissional para podcasters que buscam melhorar a qualidade de suas gravações. Com suporte para gravação 4K (25fps) e 1080p (50fps), bem como a capacidade de captura em câmera lenta de até 120 fps, esta câmera oferece diversas opções para capturar conteúdo visual. A câmera vem com uma lente Zeiss Vario Sonnar-T não substituível, com uma abertura máxima de f/2.0 e uma distância focal variando de 26,8 a 536mm, proporcionando grande versatilidade na captura de imagens.
Outra característica que torna a Sony FDR-AX43 particularmente adequada para podcasts é a sua funcionalidade de áudio. Com três microfones integrados para captação de áudio de qualidade, a câmera também oferece portas dedicadas para microfone e fone de ouvido, permitindo ainda mais controle sobre a qualidade do áudio. A duração da bateria também é impressionante, suportando até 235 minutos de gravação ininterrupta, e a câmera pode até ser usada durante o carregamento, o que é ideal para longas sessões de gravação de podcasts.
A Sony FDR-AX43 é uma Handycam 4K de alto desempenho, que traz consigo o Balanced Optical SteadyShot e o AF inteligente rápido, assegurando imagens precisas e de alta qualidade. O processador de imagem BIONZ X, juntamente com o sensor CMOS Exmor R, garante uma qualidade de imagem superior, enquanto a conectividade Wi-Fi e NFC adiciona uma dimensão adicional de conveniência e versatilidade.
Se você for transmitir seu podcast para as redes sociais, aprenda como fazer live no YouTube e Instagram ao mesmo tempo.
9. Panasonic Lumix GH5
A Panasonic Lumix GH5 é uma ferramenta voltada para podcasters que buscam aprimorar a qualidade visual do seu conteúdo. Com seu sensor de 10,2 megapixels, que oferece uma superfície fotorreceptora significativamente maior por pixel, a GH5 proporciona uma faixa dinâmica ultra-larga. Seu design robusto, resistente a respingos e ao frio, torna-se ideal para podcasts que podem precisar de gravações em ambientes variados.
O Modelo de Vídeo Anamórfico da GH5 é um diferencial para a produção de vídeo profissional 4K. Este sistema de câmera de lente intercambiável permite alto desempenho, durabilidade e mobilidade, perfeito para podcasts que requerem um conteúdo visual imersivo e de alta qualidade. Além disso, o corpo da câmera possui vários pontos de conectividade e portas, incluindo terminal de entrada/saída TC, entrada de microfone de 3,5 mm, entrada de fone de ouvido de 3,5 mm, soquete remoto de 2,5 mm, soquete HDMI tipo A e soquete USB-C 3.1.
A Lumix GH5 da Panasonic é considerada uma das melhores câmeras para podcast por ser uma câmera sem espelho de nível profissional que oferece mais de 29 opções de lentes compactas LUMIX e LEICA. O GH5S inclui gravação ilimitada em C4K, 14 bits RAW, IS0 nativo e suporte de adaptador de microfone Panasonic XLR. Seu visor OLED de alta resolução de 21 mm, 0,76x (3680K dot) permite que as imagens sejam vistas exatamente como pretendido, mesmo sob luz solar direta.
Quer se sair bem nas suas transmissões ao vivo? Então aproveite estas 21 dicas para iniciantes como fazer lives e podcasts.
10. Canon EOS Rebel SL3
Finalizando nossa lista de câmeras para podcast, apresentamos a Canon EOS Rebel SL3 que se destaca por ser uma câmera perfeitamente adequada para podcasts. Ela vem equipada com um sensor CMOS APS-C de 24.1MP e um processador de imagem DIGIC 8, proporcionando alta resolução e desempenho confiável. A câmera tem capacidade de gravação de vídeo UHD 4K e um alcance ISO de 100-25600. A SL3 também incorpora o Dual Pixel CMOS AF, que proporciona um foco automático rápido, preciso e suave, seja ao gravar vídeos ou capturar imagens estáticas ao vivo. A câmera ainda possui uma tela de toque LCD de 3″ para um controle intuitivo das configurações e monitoramento de exibição ao vivo.
Este modelo da Canon possui uma ampla área de foco, de aproximadamente 88% na horizontal e 100% na vertical, ao trabalhar com lentes EF compatíveis. Além disso, o AF de Detecção de Olhos analisa a imagem e determina automaticamente onde focar com base nos olhos do seu assunto. Isso proporciona um grau extra de precisão ao capturar os entrevistados do seu podcast.
A câmera também é capaz de gravar vídeos em 4K a uma taxa de até 24 quadros por segundo, resultando em imagens cinematográficas de alta definição. A função Time-Lapse permite criar vídeos incríveis em 4K de maneira simples e direta. Além disso, a função de corte de quadros 4K permite extrair imagens estáticas de suas gravações de vídeo sem a necessidade de software adicional.
Qual a melhor câmera para fazer podcast?
A Nikon D5300 é considerada a melhor câmera para fazer podcast por seu alto padrão de qualidade e durabilidade. Com uma qualidade de imagem impressionante de 24,2 MP, a D5300 é a ferramenta perfeita para podcasters que buscam elevar o nível de suas filmagens. Esta câmera está equipada com um sensor CMOS de formato DX que oferece cores vibrantes e detalhes precisos.
Quais as câmeras que os podcasts usam?
As câmeras mais utilizadas por podcasts de vídeo são a Nikon D5300, a Blackmagic 6K e a Canon EOS M200. Estas câmeras fornecem alta resolução de vídeo, recursos avançados e ferramentas de autofoco que tornam a gravação de um podcast de vídeo uma tarefa muito mais profissional. A durabilidade e a qualidade dessas câmeras são também fatores importantes.
Quais equipamentos para montar um podcast?
Para montar um podcast de vídeo, ou videocast, você precisará de uma câmera profissional, uma boa iluminação, um bom microfone e fones de ouvido para que todos possam ouvir o áudio em tempo real. Você precisará também de um software de edição de vídeo para editar suas gravações e fazer cortes.
Qual tecnologia é usada no podcast?
A tecnologia de streaming usada em um podcast de vídeo depende da plataforma utilizada para a transmissão ao vivo. Algumas das plataformas de streaming mais comuns são o YouTube Live, Twitch e Facebook Live. Elas normalmente usam a tecnologia RTMP (Real-Time Messaging Protocol) para permitir a transmissão de vídeo e áudio ao vivo pela internet.