O que cada estudante universitário deve colocar no seu LinkedIn
O usuário está à espera até depois da formatura para começar a construir o seu perfil do LinkedIn? É hora de reconsiderar esta atitude. “Cada aluno é tentado a fazer um currículo, mas muitos não têm grandes perfis no LinkedIn”. Isso é o que diz Natan Edelsburg, vice-presidente sênior da Sawhorse Mídia. “Eu ouvi muitas vezes: Aqui está o meu currículo. O meu LinkedIn não é grande, mas aqui está o link”. Nessa situações eu costumo responder, “torne-o grande, e, em seguida, reencaminhe-o para mim!”. 37% dos recrutadores identificam as redes sociais profissionais como uma das fontes mais importantes para a contratação. As redes sociais profissionais também são as que mais contam para a fonte de contratações de qualidade. Se tiver dúvidas sobre isso e sobre o colocar no seu LinkedIn, confira nossas dicas logo abaixo!
1- Coloque uma fotografia de perfil
Alguns estudantes universitários têm receio de incluir as suas fotografias de perfil no LinkedIn, com medo de aparentarem ser muito jovens. Mas Williams explica que uma imagem de perfil poder realmente funcionar a seu favor.
Uma fotografia fornece uma cara para a sua personalidade digital e ajuda os recrutadores a vê-lo como um ser humano, ao invés de um hyperlink.
2- Inclua cursos e atividades extra-curriculares
O seu perfil do LinkedIn deve tecer a história do seu desenvolvimento profissional, por isso é bom que este seja o mais detalhado possível. Inclua informações sobre cursos relevantes, clubes e organizações em que você participou na escola. Caso você tenha feito qualquer estágio ou ganho experiência de trabalho, seja específico sobre quais as habilidades que o usuário desenvolveu, quantas horas já trabalhou, etc.
“Parte do seu diferencial como um estudante universitário, que você saiba usar a tecnologia para saber como construir uma marca profissional”, diz Williams. “Os empregadores querem saber que você pode trazer esta qualidade para a sua empresa.”
3- Mostre o seu trabalho escolar
Agora, o usuário pode ilustrar visualmente as suas habilidades, utilizando fotos como vídeos. Se o usuário tem uma apresentação que está especialmente orgulhoso, ou um projeto de design que você executou por um estágio, incluí-lo no seu perfil ajuda os recrutadores a visualizarem o tipo de talento que você pode trazer consigo para uma empresa.
4- Peça a professores e conselheiros recomendações
Um equívoco comum no LinkedIn, é que os usuário, julgam que as recomendações têm de vir de empregadores anteriores. A recomendação de um professor universitário ou um orientador acadêmico, especialmente um com experiência no seu campo desejado, faz com que você tenha volumes para se destacar da multidão. Destine-se a obter recomendações de professores que o conheçam pessoalmente, ou que têm um bom senso da sua ética de trabalho e muito importante, que possam falar especificamente das suas realizações na sala de aula.
5- Conecte-se com líderes da indústria
Um dos aspectos mais interessantes das mídias sociais, é que estas, dão-lhe acesso a pessoas influentes na sua indústria. Não se deixe intimidar por influência de alguém profissional. Chegue às pessoas cujas carreiras você admira, mas não se esqueça de personalizar o seu pedido para se conectar.
O pedido deve incluir dois elementos, diz Williams. O primeiro, deve conter um detalhe que faz a ligação para a pessoa. Olhe para o seu perfil do LinkedIn e retire um pedaço de informação que irá ajudá-lo a personalizar o seu pedido. O ideal é incluir algo que ambos tenham em comum, como uma cidade ou uma publicação favorita. Se, o usuário não consegue encontrar nada de significativo para mencionar, ofereça um elogio ou um comentário respeitoso. Em segundo lugar, inclua um motivo. Para você se conectar com esta pessoa, a razão não deve ser um pedido de emprego. Em vez disso, envolva-lhe um pedido de aconselhamento de carreira. Também pode ser uma questão pessoal, ou ofereça uma habilidade que poderá ser de serviço.
Antes de se formar na faculdade, John Kowalski usou o Twitter e o LinkedIn como a rede profissional do setor de relações públicas. Uma vez que ele se conectou com as pessoas no seu setor, ele ofereceu os seus serviços gratuitamente. “Eu queria demonstrar que eu tinha uma paixão e que eu faria o que fosse preciso para obter o meu pé na porta, eu não preciso de lhes dizer que estou à procura de um emprego. Eles sabiam por que é que eu estava lá, mas eu queria ser a primeira pessoa na sua mente quando uma nova posição estivesse aberta”. Com certeza, quando a posição se abriu na mesma empresa num ramo vizinho, a conexão de Kowalski foi recomendada.
6- Comente sobre artigos específicos da indústria
Quando você posta artigos específicos da indústria, você prova que é apaixonado, engajado e presta atenção à sua carreira de escolha. Evite incluir opiniões controversas. A menos, é claro, que queira a opinião que deve ser associada à sua persona profissional. Em vez disso, sugere Williams, ofereça um takeaway profissional ou faça uma pergunta pensativo. Isto mostra que você não está apenas a ler notícias específicas da indústria, como você também está a engajar-se com ela analiticamente.
7- Faça perguntas nos grupos do LinkedIn
Os grupos do LinkedIn são uma ótima maneira do usuário se envolver diretamente com as pessoas no seu setor. Dessa forma, vai estabelecer-se como um contribuinte ao invés de um leitor passivo. “Uma das melhores maneiras de ser notado é provocar conversas e fazer perguntas inteligentes”, aconselha Williams.
Enquanto que muita gente possa dizer que “não há perguntas estúpidas”, é bom ser consciente do que você questiona nos grupos. Faça um pouco de pesquisa antes de fazer uma pergunta. Isto servirá como garantia que você transmite uma persona profissional e informado. Também passará a impressão de que suas perguntas são mais fortes se elas não tiverem uma resposta fácil.
8- Veja carreiras diferentes
O LinkedIn permite que os estudantes universitários tenham acesso às informações sobre carreiras de maneira inédita. Agora, você não só vê que alguém tem uma carreira, mas sim todo o percurso de como ela lá chegou. Quem sabe, talvez olhar para o plano de carreira de alguém possa inspirá-lo a ter uma chance, de que outra forma, você não conseguiria.
9- Verifique que não há erros de ortografia e de gramática
Como é o caso de qualquer trabalho profissional, o seu perfil do LinkedIn deve ser livre de erros. Depois de ter vasculhado o seu perfil para erros de ortografia, peça a um amigo para olhar sobre ele para tentar descobrir frases sem nexo ou falhas gramaticais.
E você, quais os tipos de mensagens que acha serem os mais envolventes no LinkedIn? Deixe-nos saber na secção de comentários abaixo.
Gostou das dicas do que colocar no seu LinkedIn?
Deu para aproveitar as nossas dicas para saber o que colocar no seu LinkedIn? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.