Switch: o console mais vendido da história da Nintendo
Com mais de 103,54 milhões de unidades vendidas até dezembro de 2021, o Switch tornou-se o console de mesa mais vendido da história da Nintendo.
Switch Nintendo
Esse console portátil também foi o videogame mais vendido nos EUA durante o mês de dezembro do ano passado, superando as vendas do Nintendo Wii (101,63 milhões) e PS1, da Sony (102 milhões de unidades).
Essas informações foram divulgadas em 03 de fevereiro de 2022 pela Nintendo no relatório financeiro da empresa, conforme mostra a imagem abaixo. A marca almeja alcançar os 23 milhões de unidades vendidas do console portátil Switch até o final do próximo mês de março.
Entretanto, apesar do sucesso de vendas em 2021, nos primeiros nove meses de 2022 foram vendidos apenas 18,95 milhões de consoles Switch, o que representa uma queda de 21,4% em relação ao ano anterior.
Segundo a empresa, essa queda pode ser associada à imensa popularidade do Switch após o lançamento de Animal Crossing: New Horizons, no ano anterior.
Ainda assim, é o melhor trimestre de vendas de consoles da gigante japonesa!
No ranking de vendas por modelos da marca encontramos o Switch padrão como o mais vendido com mais de 11,79 milhões de unidades. Na sequência o Switch Lite, com 3,99 milhões (21%) e o novo Switch OLED que alcançou os 3,17 milhões de vendas (representando 16,7%).
E você já conhece o novo modelo de console Switch OLED e sabe qual a diferença entre ele e o Switch padrão?
Então vamos te mostrar primeiramente as semelhanças e, posteriormente, as diferenças entre os dois e, caso você ainda não tenha comprado o seu, vai poder escolher qual prefere.
Nintendo Switch OLED x Nintendo Switch
Lançado em 2021, o console Nintendo Switch OLED trouxe alguns diferenciais em relação ao Switch padrão, sendo a principal delas o display.
1. Semelhanças
Vamos começar te mostrando o que permaneceu igual entre os dois consoles:
- Ambos funcionam nos modos portátil para TV e desktop
- Resolução de 720p60 (portátil / desktop) e 1080p60 (TV)
- Processador: Nvidia Tegra X1 personalizado
Por conta das características acima, os jogos do Nintendo Switch e os controladores Joy-Con funcionam em ambos os consoles já que os tamanhos são basicamente iguais. Os dois consoles também vem com um dock, dois controladores Joy-Con e um punho Joy-Con para transformá-los em um gamepad mais convencional.
2. Diferenças
Vamos detalhar agora os pontos diferenciais entre as duas versões de consoles, começando pelo tamanho e peso.
2.1. Tamanho e peso
- Dimensões do Nintendo Switch: 102 x 239 x 13,9 mm (com Joy-Cons acoplados)
- Dimensões do Nintendo Switch (modelo OLED): 102 x 242 x 13,9 mm (com Joy-Cons anexados)
- Peso do Nintendo Switch: 297g (398g com Joy-Cons)
- Peso do Nintendo Switch (modelo OLED): 320g (420g com Joy-Cons)
Embora o Switch OLED tenha uma tela maior, ela acaba englobando a moldura do modelo padrão, por isso os dois dispositivos acabam tendo a mesma altura e a compatibilidade dos Joy-Cons.
Outra questão que pode passar despercebida é a largura do Switch OLED, bem como o seu peso, que são um pouco maiores.
2.2. Exibição
Como falamos inicialmente, essa é a maior diferença entre as duas versões.
O display OLED destaca muito mais as cores e contornos nos jogos e o ângulo de visão, comparado à versão padrão que traz um painel em LCD, também é mais amplo.
Graças à essa nova tecnologia (OLED) a duração da bateria é maior, com um toque responsivo melhor do que a versão anterior.
Além disso, por ter os pixels auto-iluminados, a tela OLED não precisa de uma moldura tão larga, ou seja o console Switch OLED tem uma tela de 7 polegadas sem aumentar o tamanho do console. Enquanto no Switch padrão a tela é de 6,2 polegadas.
2.3. Armazenamento
- Nintendo Switch: 32 GB de armazenamento on-board, slot para cartão microSD para expansão
- Nintendo Switch (modelo OLED): 64 GB de armazenamento on-board, slot para cartão microSD para expansão
Apesar de possuir o dobro da capacidade de armazenamento, talvez apenas 64 GB não sejam suficientes para instalar seus jogos. Vale a pena considerar a compra de um cartão microSD no momento da compra de qualquer um dos consoles.
2.4. Áudio
Os dois consoles possuem suporte para fones de ouvido com fio e Bluetooth, porém o Switch OLED tem saída de som fracionada aprimorada, com alto-falantes prontos para oferecerem um som mais alto e envolvente.
2.5. Carregamento
Ambos os consoles vêm com um dock de carregamento, porém a grande diferença entre eles é que, além da conectividade com a TV, presente em ambas as versões, o Switch OLED também se conecta com a internet através de uma porta LAN. O Switch padrão é conectado via wi-fi ou utilizando um adaptador.
Cada um deles possui duas portas USB 2.1 nas laterais e uma saída HDMI e, quando acoplados, ambos produzem 1080p60 e áudio de até 5.1 PCM.
Vale ressaltar que você pode comprar o dock para o Switch OLED separadamente, sendo ele compatível com o switch padrão. E, não menos importante, que o Switch OLED tem uma bateria que promete durar entre 4,5 horas até 9 horas.
Ah, e se você tiver com problemas para conectar seu console Switch Nintendo da versão padrão à internet, confira aqui o que fazer.
2.6. Suporte embutido
O suporte, no Switch original, embora seja integrado, tem cerca de 10mm de largura, o que não é muito grande. Na nova versão ele é ajustável, com uma grande variedade de ângulos. Por este motivo e, por estar presente em toda a parte traseira, permite um melhor reposicionamento para os jogos na área de trabalho.
Gostou de conhecer um pouco melhor as diferenças entre os dois consoles?
E você, faz parte dos mais de 103 milhões de jogadores anuais do Switch da Nintendo?
Conta pra gente então, qual seu jogo favorito e aproveite para conferir os melhores jogos de tiros do Switch.