7 dicas para evitar o aquecimento do Notebook
Um dos maiores problemas enfrentados por quem utiliza notebooks no dia a dia é o aquecimento do dispositivo, que pode ocorrer a qualquer momento e por vários motivos. Enquanto alguns computadores antigos são mais propensos a esquentarem sozinhos, os mais novos também não escapam do problema.
Felizmente, há algumas boas medidas que podem ser tomadas para evitar ou ao menos contornar a situação. Caso esteja curioso, basta conferir algumas de nossas maiores dicas para evitar o aquecimento do Notebook!
Leia também: Top 20 melhores jogos de RPG para PC
1. Não o deixe em cima de tecidos
Uma das melhores coisas de se usar notebooks é que eles são totalmente portáteis e podem ser colocados em praticamente qualquer superfície. Isso faz com que muita gente simplesmente deixe seus computadores em cima da cama ou do sofá.
O problema é essa é uma das regras primordiais do que não fazer com seu notebook. Isso cobre completamente as saídas de ar dele e o faz esquentar em questão de poucos minutos. É claro que este tipo de uso e de aquecimento frequente pode acabar queimando diversos componentes do seu notebook, então tome muito cuidado.
Especialmente se estiver utilizando seu notebook para processar vídeos pesados ou jogos, certifique-se sempre que as saídas de ar estejam livres, pois estes normalmente acarretam em um aumento natural da temperatura devido ao uso elevado da placa de vídeo dedicada ou processador.
2. Não cubra as saídas de ar
O tópico anterior nos leva a uma dica ainda mais importante: em nenhuma circunstância deve-se cobrir as saídas de ar do seu notebook. Isso acontece mais no cenário que acabamos de descrever, mas também pode ocorrer se você deixar diversos objetos embaixo ou do lado das saídas de ar.
Por isso, sempre preste bastante atenção em como seu computador está posicionado e em como estão suas saídas de ar. Isso é exatamente o que faz com que o notebook possa “respirar” e se livrar do ar quente.
3. Deixe-o fora do sol
Deixar qualquer aparelho eletrônico em contato direto com o sol é uma ideia muito ruim e isso obviamente se aplica aos notebooks. Isso só vai esquentar mais seu dispositivo (principalmente em áreas não afetadas pelo aquecimento natural) e pode causar outros tipos de danos no longo prazo.
O melhor é sempre usar o notebook em um lugar arejado e bem limpo, já que assim o ambiente pode oferecer um contraste bom ao aquecimento inevitável do aparelho.
4. Use uma base
Nem todo mundo possui uma superfície ideal para usar seu notebook, então o melhor em qualquer caso é comprar uma base especial para poder usá-lo em qualquer situação. Assim, você pode utilizá-lo em qualquer cômodo e não terá que se preocupar constante em verificar o nível de aquecimento.
Geralmente, estas bases são feitas com material próprio para isso e trazem certos buracos para ajudar na liberação do ar quente do computador. Além disso, há bases elevadas que evitam o contato direto do calor com seu corpo ou outros tipos de superfície.
5. Evite usá-lo quando estiver carregando
Uma causa menos provável, porém possível, que pode causar o aquecimento do seu computador é a sua utilização durante o carregamento. Isso já não acontece tanto em aparelhos recentes, mas se seu modelo for um pouco mais antigo, é melhor tomar um pouco de cuidado.
Na verdade, nunca é muito benéfico utilizar aparelhos eletrônicos enquanto eles estão sendo carregados no geral, já que torna o processo mais demorado e menos eficiente.
6. Utilize um cooler
Caso o seu notebook esquente muito de forma natural e mesmo com uso moderado (como é o caso de aparelhos de certas marcas, como a HP), o melhor é comprar um cooler, que nada mais é do que uma base com um sistema de ventilação própria para computadores.
Há muitos modelos disponíveis atualmente, sendo alguns mais portáteis e outros que parecem muito com mesinhas, com direito a espaço para o mouse até. Isso não só permite que seu notebook libere o ar quente, como também garante que ele será constantemente ventilado.
Inclusive, a utilizar dos coolers facilita a vida dos usuários que querem utilizar seus notebooks na cama ou em superfícies não planas, visto que ele estará apoiado sobre a própria mesa de ventilação.
7. Cuidado com uso intenso
Nossa última dica serve mais como uma precaução na verdade, já que o aquecimento da maioria dos modelos de notebooks é causada diretamente pelo uso intenso do aparelho. Hoje em dia, há muitos notebooks poderosos, com bastante memória RAM, bons processadores e até placas de vídeo dedicadas, mas muitos usuários acabam preferindo modelos mais básicos.
Se for o seu caso, é sempre bom ter uma noção do que o seu computador é capaz e conhecer seus limites. Evite o uso de softwares ou jogos muito pesados caso seu PC seja mais limitado, afinal, isso pode forçá-lo demais e causar aquecimento, lentidão e até problemas mais sérios.
Além disso, verifique sempre que caso feche a tampa do notebook ele esteja de fato entrando em modo de hibernação. Alguns usuários podem optar por alterar esta opção no sistema operacional, fazendo com que o notebook continue rodando todos os programas abertos mesmo quando estiver com a tampa fechada, e isso não tem problema, desde que não o esqueça ligado com programas que requerem um maior processamento, como jogos em 3D, por exemplo.
Encontre também no AppTuts:
- Como encontrar um PC perdido com Windows 10
- 7 dicas para melhorar uma conexão de internet lenta
- Como encontrar pessoas no Snapchat de forma fácil e rápida
Melhorou o problema de aquecimento do Notebook?
Conseguiu aproveitar estas dicas para evitar ou melhorar o problema de aquecimento do Notebook? Então deixe seu comentário nos dizendo o que realmente funcionou e foi mais eficiente com seu computador!